Fez Graduação (1995), Licenciatura (1997), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em História pela Universidade de São Paulo. É Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo. Dedica-se ao ensino e à pesquisa, com ênfase em História Latino-Americana, estudando principalmente os seguintes temas: Estado nacional, viajantes e relações de gênero, com enfoque no século XIX. Desenvolve a pesquisa Quem ao centro se dirige. Viajantes latino-americanos na Europa e nos Estados Unidos no século XIX. Coordena o Grupo de Pesquisa em História e Gênero, no Departamento de História da USP e é membro do Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA-USP). Participa do Conselho Consultivo da ANPUH-SP. Foi pesquisadora colaboradora do Projeto Temático Fapesp Cultura e política nas Américas: circulação de ideias e configuração de identidades (séculos XIX e XX). Fez parte da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), gestões 2009-10 e 2015-16.

Sala: M2
E-mail: stellafv@gmail.com
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Estado nacional, viajantes e relações de gênero, com enfoque no século XIX.