Proposta atual: funcionamento do currículo, semestres ideais e percursos formativos

  1. Síntese do funcionamento do novo currículo para o bacharelado em História:

O bacharelado em História está concebido para ser realizado em oito semestres letivos. Nos quatro primeiros, o estudante realizará um ciclo básico de formação, composto por quinze disciplinas obrigatórias que pretendem apresentar os temas e debates mais relevantes das principais áreas do conhecimento histórico existentes em nosso país. As disciplinas obrigatórias que compõe esse ciclo são História Antiga (FLH0105), Medieval (FLH0121), Moderna (FLH0232) e Contemporânea (FLH0331); História do Brasil Colonial (FLH0242), Império (FLH0341) e República (FLH0341); História Ibérica (FLH0261), Indígena (FLH0800) e da África (FLH0649); História da América Colonial (FLH0643) e Contemporânea (FLH0351); História da Ciência e da Técnica (FLH0444), Metodologia (FLH0111) e Teoria da História (FLH0401). A realização dessas disciplinas obrigatórias resultará na obtenção de 90 créditos.

Nos quatro semestres seguintes, o estudante conhecerá sete percursos formativos complementares, por meio dos quais terá contato com um amplo repertório de abordagens, linhas historiográficas, debates e saberes instrumentais, indispensáveis para a pesquisa e para o ensino de História. Esses percursos são: (1) História Política; (2) História Cultural; (3) História Social; (4) História Econômica; (5) Teoria, Historiografia e Novas Abordagens; (6) Memória e Patrimônio Histórico; (7) Ensino de História e Pesquisa.

Cada percurso formativo ofertará diversas disciplinas optativas e, para garantir uma formação abrangente e evitar a especialização precoce, o estudante elegerá ao menos uma disciplina de cada percurso, totalizando 42 créditos em disciplinas optativas eletivas. Nesses quatro últimos semestres, o estudante também completará sua formação por meio de disciplinas optativas livres, que podem pertencer ou não aos sete percursos formativos, a serem ofertadas pelo próprio Departamento de História ou por outros departamentos da FFLCH ou ainda mesmo por outras unidades da USP. O estudante cumprirá mais 54 créditos nessa modalidade de disciplina (atualmente, dois terços desses créditos precisam ser cumpridos em disciplinas do próprio curso de História e o terço restante pode ser realizado em disciplinas de qualquer unidade da USP). Para finalizar o bacharelado em História é necessário obter pelo menos 186 créditos.

  1. Acesse a Nova grade curricular com as disciplinas em seus semestres ideais:
  1. Percursos formativos com suas respectivas disciplinas optativas:
Percurso Formativo 1 - História Política

História Contemporânea com ênfase em Ásia - Prof. Dr. Angelo Segrillo
História Contemporânea da Rússia/URSS - Prof. Dr. Angelo Segrillo
História das Instituições em Contextos Coloniais - Prof. Dr. Carlos Zeron
Monarquia Constitucional: governo representativo no Brasil do século XIX - Profa. Dra. Miriam Dolhnikoff
História do Brasil: Política e Relações Internacionais - Miriam Dolhnikoff
Intelectuais, nacionalismo e cultura política em Portugal (1870-1986) - Prof. Dr. Francisco Martinho
Os Estados corporativos ibéricos na “Era dos Fascismos”: História e Historiografia - Prof. Dr. Francisco Martinho
Cultura Política no mundo ibérico durante a Alta Idade Moderna (sécs. XV a XVII) - Profa. Dra. Ana Paula Megiani
Diplomacia e Sistema Colonial: Portugal e Brasil do Tratado de Tordesilhas (1494) ao reconhecimento da Independência (1825) - Prof. Dr. Rodrigo Ricupero
O mundo das ideias contra os radicalismos de direita no Século XX - Profa. Dra. Elizabeth Cancelli
A nuvem do ocidente: a ascensão do imperialismo romano - Prof. Dr. Rafael Scopacasa
O marxismo nas Américas: história, ideias e revolução - Prof. Dr. Luis Pericás
Economia e política na América Latina contemporânea - Prof. Dr. Everaldo Andrade
História do Brasil Republicano: Ciclos Econômicos, Instituições Políticas e Conflitos Sociais - Prof. Dr. Lincoln Secco
Percurso Formativo 2 - História Cultural

História e Cinema - Prof. Dr. Marcos Napolitano
História das Ciências no Brasil: buscando associações - Profa. Dra. Márcia R. Barros
História e ficção: dimensões do paradigma indiciário - Prof. Dr. Júlio Pimentel
História dos Estados Unidos. Política e Cultura (séculos XVIII ao XXI) - Profa. Dra. Mary Anne Junqueira
Impérios e nações pós-coloniais: Ideologias Geográficas - Profa. Dra. Iris Kantor
Cultura brasileira e a produção historiográfica - Prof. Dr. José Geraldo Vinci e Prof. Dr. Miguel Palmeira
Arte e Ciência: diálogos na História Social - Prof. Dr. Gildo Magalhães
A História das Religiões e os Encontros Culturais da primeira Idade Moderna, entre Europa, América e Ásia - Prof. Dr. Adone Agnolin 
Ciência e Cultura - Prof. Dr. Francisco Queiroz
História da Alimentação - Prof. Dr. Henrique Carneiro
Paisagens culturais na História Brasileira: produção ficcional e narrativas historiográficas - Prof. Dr. Elias Saliba
Representações e usos da Idade Média: medievalismos - Profa. Dra. Maria Cristina Pereira
Política, cultura e sociedade na História Contemporânea da América Latina e do Caribe - Profa. Dra. Gabriela Pellegrino
História da América pré-hispânica - Prof. Dr. Eduardo Natalino dos Santos
A História Global e o Mundo Antigo - Prof. Dr. Rafael Scopacasa
Percurso Formativo 3 - História Social
Da Escravidão ao Pós-Emancipação: Perspectivas - Profa. Dra. Maria Helena P.T. Machado
História social das ideias políticas na América colonial - Prof. Dr. Carlos Zeron
História da Ciência - Prof. Dr. Gildo Magalhães
Mulheres e Relações de Gênero na América Latina (séculos XIX e XX) - Profa. Dra. Stella Franco
História do movimento por direitos civis e black power nos Estados Unidos - Prof. Dr. Sean Purdy
História do Norte da África na Antiguidade - Prof. Dr. Júlio Magalhães
História indígena colonial - Prof. Dr. Eduardo Natalino dos Santos
História Social da Arte Moderna no Brasil - Prof. Dr. Francisco Alambert
Jogos e modalidades lúdicas na longa Idade Média - Prof. Dr. Flávio de Campos
Os monges na Idade Média - Profa. Dra. Ana Paula Tavares
Percurso Formativo 4 - História econômica
Origins of Capitalism - Prof. Dr. Daniel Strum
A Economia das Sociedades Antigas - Prof. Dr. Marcelo Cândido
Café e Escravidão: Uma História Global - Prof. Dr. Rafael Marquese
Debates teóricos e experiências de planificação e gestão econômica coletivista no século XX - Prof. Dr. Everaldo Andrade
Evolução do capitalismo e Sistema Colonial - Prof. Dr. Pedro Puntoni
Formação Econômica do Brasil Independente (1830-1930) - Prof. Dr. Rodrigo Goyena
História da Classe Média Brasileira - Prof. Dr. Rodrigo Goyena
História do Capitalismo (séculos XIX e XX): Ciclos Econômicos e Conflitos Sociais - Prof. Dr. Lincoln Secco
História e Crítica do Capitalismo no século XX - Prof. Dr. Jorge Grespan
O desenvolvimento capitalista no pensamento econômico europeu e latino-americano - Prof. Dr. Horácio Gutierrez
Percurso Formativo 5 - Teoria, Historiografia e Novas Abordagens
História dos Conceitos - Prof. Dr. João Paulo Pimenta
Economia e Sociedade em perspectiva histórica - Prof. Dr. Daniel Strum
Estudos de Ciência: entre natureza e sociedade - Profa. Dra. Márcia
História e Crises - Prof. Dr. Marcelo Cândido
História e Ciências Sociais - Prof. Dr. José Geraldo Vinci e Prof. Dr. Miguel Palmeira
Leituras do Brasil Colonial - Prof. Dr. Pedro Puntoni
A História em tempos digitais: impactos, desafios e desdobramentos cognitivos, sociais e éticos - Prof. Dr.  Elias Saliba
História e Dialética - Prof. Dr. Jorge Grespan
História e Teoria queer - Profa. Dra. Maria Cristina Pereira
Historiografia Marxista: de Marx a Mike Davis - Prof. Dr. Sean Purdy
Introdução à História Intelectual: vertentes contemporâneas - Prof. Dr. José Vasconcelos e Profa. Dra. Sara Albieri
Política, ditadura e transição - Profa. Dra. Elizabeth Cancelli
História das Religiões: perspectiva histórico-comparativa - Prof. Dr. Adone Agnolin
Percurso Formativo 06 - Memória e Patrimônio Histórico
Nações, nacionalismos e identidades nacionais - Prof. Dr. João Paulo Pimenta
História, Historiografia e Memória das ditaduras e violências políticas do século XX - Prof. Dr. Marcos Napolitano
História e Visualidade - Profa. Dra. Marina de Mello e Souza
Leituras literárias na história - Prof. Dr. Júlio Pimentel
Bíblia: História e Memória - Prof. Dr. Marcelo Rede
Catástrofe, Testemunho e Representação - Prof. Dr. José Vasconcelos
Futebol, esportes e disputas sociais - Prof. Dr. Flávio de Campos
Uma História para a Cidade de São Paulo: Um Desafio Pedagógico - Profa. Dra. Antônia Terra
Introdução a Museologia
Percurso Formativo 07 - Ensino de História e Pesquisa
Cartografia e conhecimento histórico : Evidência, Método e Transdisciplinaridade - Profa. Dra. Iris Kantor
Ensino da História da África e dos afrodescendentes - Profa. Dra. Marina de Mello e Souza
História e Imagem - Prof. Dr. Marcelo Rede
Cultura Visual e Ensino de História - Prof. Dr. Maurício Cardoso
Ensino de História: Teoria e Prática - Prof. Dr. Maurício Cardoso e Profa. Dra. Antônia Terra
Escola no mundo contemporâneo - Prof. Dr. Maurício Cardoso
Leitura e escrita acadêmica na formação de professores I - Vários
Introdução à arquivologia - Profa. Dra. Ana Maria Camargo
Escola no mundo contemporâneo - Profa. Dra. Antônia Terra