Licenciatura em História

Obs: Os alunos matriculados a partir de 2006 devem prestar especial atenção a esses esclarecimentos. Caso existam dúvidas procurem maiores informações com os professores: Antonia Terra Calazans Fernandes, Maurício Cardoso e Sylvia Bassetto.

Por determinação do CNE e do CEE e do Programa de Formação de Professores da USP, a Licenciatura em História comportou algumas alterações e parte das atividades da licenciatura passou a ser realizada no próprio curso de História:

1. Os alunos de licenciatura devem cursar a disciplina ENSINO DE HISTÓRIA: TEORIA E PRÁTICA. Tal disciplina é obrigatória para a licenciatura e optativa para o Bacharelado.

OBS: A disciplina optativa eletiva FLH0423 – “A escola no mundo contemporâneo” é equivalente à disciplina optativa eletiva de Introdução aos Estudos da Educação – enfoque histórico.

2. É obrigatório o cumprimento de 100 horas de estágio supervisionado no Departamento de História. As horas de estágio são computadas na disciplina ENSINO DE HISTÓRIA: TEORIA E PRÁTICA.

3. Para a obtenção do diploma de Licenciatura, o aluno deve comprovar a realização de 200 horas de “atividades acadêmico-científico culturais” (AACC). Estas atividades são realizadas de forma autônoma pelos alunos e registradas em formulário. Foram criadas disciplinas optativas eletivas sem carga horária e sem crédito fixo para registro das horas:
0803001 - AACC I – 5o semestre 0803001 - AACC II – 6o semestre 0803001 - AACC III – 7o semestre 0803001 - AACC IV – 8o semestre

3.1. Atividades computadas

Para efeito de cômputo das de horas, para registro nas AACCs, serão consideradas as seguintes atividades:

  • Audiência a eventos: congressos, seminários, colóquios, palestras, mesas-redondas, debates; ciclos e mostras de cinema, teatro e dança;
  • Participação em eventos como apresentador de trabalho, coordenador de sessão, monitoria e comissão organizadora;
  • Publicações em revistas científicas ou outros veículos de comunicação impressa ou eletrônica, além de anais de congressos científicos;
  • Iniciação científica com ou sem financiamento (agências de fomento à pesquisa);
  • Atividades decorrentes de seleção em Bolsa-Trabalho, relacionadas com a área de formação;
  • Disciplinas extracurriculares cursadas após o ingresso do estudante na USP.

3.2. Documentação e procedimentos:

a) São documentos comprobatórios de realização das AACCs: cópias de certificados, declarações e atestados com registro de carga horária e discriminação das atividades realizadas.
b) Os documentos devem ser anexados ao Formulário de AACC devidamente preenchido com o resumo das atividades. Tais formulários estão à disposição dos alunos no final desse informe e podem ser retirados também na Comissão de Ensino do Departamento de História e no Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMAD).
c) Os documentos deverão ser entregues aos responsáveis para análise e validação nos prazos regulares das disciplinas.
d) Os alunos poderão registrar as atividades acadêmico-científico-culturais realizadas desde o primeiro semestre do curso, apresentando aos responsáveis pela respectiva disciplina AACC os documentos comprobatórios a partir do 5o semestre.

3.3. A carga horária atribuída às atividades obedecerá à sugestão de parâmetros fixados na tabela a seguir.

Atividade Distribuição da Carga Horária Limite Máximo
Participação de não calouros em atividades promovidas pela biblioteca da FFLCH.
- Visita guiada, Workshops e treinamentos.
1 hora por atividade. 10 horas, no total.
Eventos culturais: apenas válidos Cinema, teatro, exposições, visitas a museus, galerias. 04 horas por atividade. 40 horas, no total.
Participação em grupos de estudo, pesquisa ou extensão na USP, iniciação científica. 40 horas por semestre. 2 semestres, ou seja, no máximo 80 horas.
Audiência a congressos, seminários, colóquios, palestras, mesas-redondas, debates, ciclos de arte. Cada evento receberá 4 horas por dia de participação. 40 horas por semestre.
Apresentação de trabalhos, palestras. Para cada trabalho será atribuído 5 horas. 40 horas por semestre
Participação como organizador de eventos e conselho de revista acadêmica. 20 horas para cada evento. 60 horas por semestre.
Publicações em revistas científicas, impressas ou eletrônicas ou outros veículos de comunicação impressa, além de anais de congressos científicos. Resumo (anais): 8 horas
Trabalhos completos em periódicos, revistas ou anais de eventos: 20 horas.
40 horas por semestre.
Bolsa – de pesquisa, estudo e ensino. 40 horas por semestre. 80 horas no total.
Cursos extracurriculares, iniciados após o ingresso na USP, com vínculo com a formação em História ou língua. Valendo a carga horária do curso, com o limite de 30 horas por curso. 60 horas no total.
Atividade de ensino não remunerada (cursinho popular, Ongs). 20 horas por semestre. 40 horas no total.
Monitoria de disciplina 40 horas por semestre. 40 horas no total.
Atuação como membro eleito de Centro Acadêmico 20 horas por semestre. 40 horas no total.

3.4 - Formulário para descrição das AACC AACC no. ___________ Aluno:_____________________________no USP__________________ Ano: ______ Semestre_____________ Tipo da atividade (descreva sucintamente a atividade realizada considerando a tabela no verso desta folha) * Anexar comprovantes das atividades descritas.
Carga horária (a ser preenchida pela docente responsável)