Principais dúvidas e perguntas

Além destas, outras perguntas e respostas podem ser vistas na gravação da Reunião Geral entre estudantes e docentes, realizada em novembro de 2022 (Reunião aberta sobre a Reforma Curricular). Em 2023, outros dois dias de Reunião Geral foram realizados, nos dias 21 e 23 de Março, retomando alguns aspectos do novo currículo, a proporção de matérias que podem ser cursadas fora do Departamento de História, o número de créditos do curso, entre outras questões. As gravações dos dois dias de eventos podem ser acessadas a seguir: Dia 1/ Dia 2

O que acontecerá com as disciplinas optativas que já cursei?

A Reforma Curricular prevê a criação de novas disciplinas optativas que, em sua maioria, irão substituir as que já existem. Porém, uma vez que o (a) estudante concluiu a disciplina, esta continua constando no seu histórico, ou seja, não haverá a necessidade de refazê-las. 

A disciplina de Geografia Humana, Geral e do Brasil (FLG0605) não será mais exigida para o Bacharelado em História. Quais serão os impactos? 

Uma vez cursada e consolidada a disciplina no histórico do (a) estudante, os créditos não serão excluídos. Aqueles (as) que não fizeram ainda, deverão cursar uma disciplina optativa eletiva no Departamento de História como substituição. Exceto para os (as) ingressantes de 2023 que deverão, obrigatoriamente, cursar a disciplina de História Indígena. 

Na minha grade consta a obrigatoriedade de cursar História Indígena, mas ingressei antes de 2023. Devo me inscrever? 

A obrigatoriedade de cursar História Indígena será exigida apenas para alunos (as) que ingressarem a partir de 2023. 

Ingressei antes de 2024, quais medidas devo tomar?

A orientação principal é que o estudante realize todas as disciplinas obrigatórias pendentes até o período ideal vigente.  

  1. Ingressantes até 2019 devem prioritariamente concluir todas as disciplinas obrigatórias.

  1. Ingressantes de 2020 devem prioritariamente concluir todas as disciplinas obrigatórias indicadas para o 7º semestre/período ideal (no 1º de 2023) e para o 8º semestre/período ideal (no 2º de 2023), concluindo também eventuais obrigatórias dos semestres/períodos ideias anteriores que não tenham sido realizadas.

  1. Ingressantes de 2021 devem prioritariamente concluir todas as disciplinas obrigatórias indicadas para o 5º semestre/período ideal (no 1º de 2023) e para o 6º semestre/período ideal (no 2º de 2023), concluindo também eventuais obrigatórias dos semestres/períodos ideias anteriores que não tenham sido realizadas.

  1. Ingressantes de 2022 e 2023 devem prioritariamente concluir todas as disciplinas obrigatórias indicadas para o 3º semestre/período ideal (no 1º de 2023) e para o 4º semestre/período ideal (no 2º de 2023), concluindo também eventuais obrigatórias dos semestres/períodos ideias anteriores que não tenham sido realizadas.

Não vou conseguir cumprir todas as minhas disciplinas obrigatórias que estão atrasadas. O que faço?

Na impossibilidade de conclusão de todas as disciplinas obrigatórias até 2023, conforme seu ano de ingresso e semestres ideais, sugerimos que a/o estudante dê prioridade para cursar as disciplinas obrigatórias de segundo semestre, ou seja, as de número II (exceto no caso de História do Brasil Independente II, que será mantida e passará a se intitular História do Brasil República)