O pesquisador é a favor da manutenção do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovação, contra a redução de verbas para a produção científica, a favor do retorno à normalidade democrática com a volta do governo da presidenta eleita e o respeito à Constituição Cidadã de 1988. Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1989). Mestre em História Contemporânea pela UFF (1994) e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000). Atuou como Investigador Visitante junto ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa entre março e agosto de 2007. Professor Livre Docente de História Ibérica junto ao Departamento de História da Universidade de São Paulo - USP. Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2003. Suas pesquisas se concentram na análise dos intelectuais, do pensamento conservador-autoritário e das identidades nacionais no Portugal Contemporâneo.
Sala: L1
E-mail: fcpmartinho@gmail.com
Currículo Lattes
Linhas de pesquisa:História Política; História Intelectual e dos Intelectuais; História das Instituições.
MARTINHO, F. C. P. A extrema direita portuguesa em dois momentos. In: Studia Histórica. Historia Contemporanea. Revista do Departamento de História da Universidade de Salamanca. Issn: 0213-2087. Vol. 30, 2012.
MARTINHO, F. C. P. A monografia de um tempo português. In: Tempo. Revista do Departamento de História da UFF. V. 31, 2012. p. 313-316.
MARTINHO, F. C. P. & FREIRE, A. Lembrar Abril: as historiografias brasileira e portuguesa e o problema da transição para a democracia. In: História da Historiografia. Vol. 10, p. 124, 2012.
MARTINHO, F. C. P. Um outro intelectual: perspectivas historiográficas contemporâmeas. In: História da Historiografia. V. 9. p. 284-291.
MARTINHO, F. C. P; LIMONCIC, F (Org). Intelectuais do anti-liberalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
MARTINHO, F. C. P. Corporativismo e organização do trabalho no Estado Novo português. In: Didier Musiedlak. (Org.). Les Expériences Corporatives dasn l'Aire Latine. Berne: Peter Lang, 2010, v. 53, p. 325-344.