HORACIO GUTIÉRREZ é mestre (1989), doutor (1997) e livre-docente em História (2008) pela Universidade de São Paulo, e bacharel em Economia (1979) pela Universidad de Chile. Foi professor da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Federal de Goiás e, no exterior, visitante na Universidad de Santiago de Chile e na Universidad Nacional de Tucumán, Argentina. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e Diretor do Centro de Estudos de História da América Latina (CEDHAL). Leciona, pesquisa e orienta na área de História da América, em particular nos seguintes temas: identidades americanas, escravidão, história agrária e história demográfica.

Sala: O4
E-mail: horaciog@usp.br
Currículo Lattes
Linhas de pesquisa: Identidades americanas; História agrária; História da escravidão.

Orientação dada
Mestrado e doutorado.
 
Algumas publicações
  • Horacio Gutiérrez. Fronteira indígena, nação e identidades: Chile no século XIX. Em: Fronteiras: paisagens, personagens, identidades, organização de Horacio Gutiérrez, Márcia Naxara & Maria Aparecida de Souza Lopes. São Paulo: Olho d’Água, 2003, p. 115-132.
  • Horacio Gutiérrez. A estrutura fundiária no Paraná antes da imigração. Estudos de História, Franca, v. 8, n. 2, 2001, p. 209-232.
  • Horacio Gutiérrez. O tráfico de crianças escravas para o Brasil durante o século XVIII. Revista de História, São Paulo, n. 120, 1989, p. 59-72.