docentesaposentados

Janice Theodoro da Silva

Janice

Janice Theodoro da Silva atualmente é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo. Possui graduação (1972), mestrado (1975), doutorado (1981) e livre-docência (1991) pela Universidade de S. Paulo. Tornou-se professora titular em (1997) pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado junto a École des Hautes Études em Sciences Sociales (Paris) em 1992 e na Universidade de Macau (China) em 1995. Foi parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Presidiu a comissão responsável pela avaliação de Faculdades, MEC, na área de História e fez parte da comissão da Biblioteca Nacional responsável pela seleção de livros para a formação de Bibliotecas Públicas em todo o Brasil. Participou do grupo que auxiliou a montagem das matrizes do ENEM na área de História. Presidiu a Comissão da Verdade-USP. Em 2018 recebeu o premio Grão Mestre da Ordem Nacional do Mérito Educativo em razão de seus trabalhos junto ao Ministério da Educação em favor da educação brasileira.Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando especialmente em pesquisas voltadas para História da América, Historiografia da América, História e Literatura e Teoria da História.

e-mail:

Lattes

José Carlos Sebe Bom Meihy

sebe

Atualmente é professor do Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Letras e Ciências Humanas, da Universidade do Grande Rio. É professor aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo, onde obteve os títulos de doutor e livre-docente e titular respectivamente em 1975, 1981 e 1992. Ocupou, na USP, a cadeira de História Ibérica e ministrou diversas disciplinas correlatas, tais como "Guerra Civil Espanhola" e "Modernidade e Conquistas Ultramarinas Portuguesas". Atuou como professor/pesquisador visitante em diversas universidades fora do Brasil, como Standford, Miami e Columbia nos Estados Unidos e na África na Universidade Agostinho Neto, em Angola. Pioneiro nos estudos de história oral no Brasil, foi um dos idealizadores da Associação Brasileira e História Oral (ABHO), tendo sido diretor regional Sudeste nos biênios de 1994-1996 e 1996-1998. Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos em História Oral da USP (NEHO-USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral, teoria e metodologia, cultura brasileira, guerra civil espanhola, literatura e movimentos migratórios. Desenvolve pesquisas sobre processos migratórios em geral, com ênfase no tema dos deslocamentos de brasileiros fora do Brasil. Na Universidade do Grande Rio pesquisa grupos migratórios para a Baixada Fluminense, analisando aspectos subjetivos da negociação de identidades regionais. (Texto informado pelo autor)

 

Sala: NEHO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3780584722303552

e-mail: jcarlosbm@hotmail.com

Anita Waingort Novinsky (In Memoriam)

Anita

Nascida em Stachov, Polônia, naturalizada brasileira. Formada em Filosofia e livre docente pela Universidade de São Paulo. Fundadora e Presidente do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo, LEI e do Museu da Tolerância, a ser construído no Campus Universitário. Professora visitante em diversas universidades como Brown University; Rutgers New Brunschnik; Austin, Texas; “Directeur d’études” na Ècole dês Hautes Études em Sciences Sociales et Sciences religieuses, Paris. Ministrou palestras e seminários na Universidade de Tel Aviv, Israel; Universidade de Varsóvia; Universidade de Waseda, em Tóquio, entre outras.

 

http://lattes.cnpq.br/6147908319067580

 

Linha de Pesquisa

História da Cultura

Artigos

  • Inquisição. Cristãos Novos na Bahia. 11ª. Edição. Editora Perspectiva, São Paulo, 2007.
  • Gabinete de Investigação: uma “caça aos judeus” sem precedentes. Brasil-Holanda, séculos XVII e XVII. Editora Humanitas, São Paulo, 2007.
  • O Santo Ofício da Inquisição no Maranhão. A Inquirição de 1731. Editora Universidade Estadual do maranhão, São Luiz, Maranhão, 2006.
  • Inquisição: Prisioneiros do Brasil (séculos XVI-XIX). Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 2002.
  • Novinsky, Anita e Kuperman, (org) Ibéria Judaica. Roteiros da Memória. Editora Expressão, rio de Janeiro e EDUSP, São Paulo, 1996.
  • Novinsky, Anita e Carneiro, Maria Luiza Tucci; (org) Inquisição. Ensaios sobre Mentalidades, Heresias e Arte. Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
  • O olhar Judaico em Machado de Assis. Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 1990.
  • Inquisição: Inventários de bens confiscados a cristãos novos no Brasil. Editora Imprensa Nacional. Casa da Moeda, Lisboa, 1978.
  • The Myth of the Marrano Names.:
  • Padre Antônio Vieira, a Inquisição e os Judeus.

Maria Odila Leite da Silva Dias


Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1961), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1972). Realizou estágios de pesquisa no British Museum, na Bodleian Library da Universidade de Oxford, na Universidade de Yale e na Library of Latin American Studies da Universidade do Texas, em Austin. Foi bolsista pesquisadora da John Simon Guggenheim Foundation e Visiting Professor da Fundação Tinker. | Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade de São Paulo, onde mantém atividades de orientação de mestrado e doutorado . Recebeu o titulo de Professora Emerita da Faculdade de Filosofia da USP em 2013. Foi Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,de 1996 a 2013, quando aposentou-se. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colonial e Império, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, teoria da historia, historia social, historia urbana, escravidão, relações de gênero, da cultura. (Texto informado pelo autor)

Email: modila@uol.com.br
Currículo Lattes

Wilson do Nascimento Barbosa

 

 

 

 

Possui Graduação em Economia e Estatística pela Universidade de Lund - Faculdade de Ciências Sociais (1974), Mestrado em Economia Internacional pela Universidade de Lund - Faculdade de Ciências Sociais (1975) e Doutorado em História pelo Instituto de História Econômica pela Universidade de Lund - Faculdade de Ciências Sociais (1984). Atualmente é Professor Titular da FFLCH da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica, economia, cultura do negro brasileiro, cultura negra no Brasil. (Texto informado pelo autor)

Email: wbarbosa@usp.br
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Instituições e Políticas Públicas,Teoria, Historiografia e História do Pensamento Econômico

Suely Robles Reis de Queiroz

 

 

 

 

Possui graduação em História (1961), mestrado em História Econômica (1966), doutorado em História Social (1972) e livre-docência (1985) em História Política pela Universidade de São Paulo. Em 1968 foi convidada por Sérgio Buarque de Holanda, então catedrático de História da Civilização Brasileira, para ser sua assistente, passando, a partir de então, a lecionar na Universidade de São Paulo. Realizou pesquisas em vários períodos da história do Brasil, focalizando sobretudo a região de São Paulo. De tais pesquisas resultaram livros, artigos e conferências. Entre os principais livros publicados estão "Escravidão negra em São Paulo: um estudo das tensões provocadas pelo escravismo no século XIX", "Os radicais da República. Jacobinismo: ideologia e ação", 1893-1897", "São Paulo", este último publicado em Madri. Orientou inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado de alunos que atualmente lecionam em universidades públicas estaduais e federais. Representou o Departamento de História da USP nos anos iniciais da criação da Fundação Padre Anchieta, atuando na implantação de tele-cursos realizados pela TV Cultura (canal 2). Atualmente é professora aposentada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, oferecendo disciplinas, orientando mestrados e doutorados, participando de bancas, proferindo conferências, participando de congresssos e simpósios, escrevendo artigos e integrando grupos de estudos, como o GT de Política de São Paulo. (Texto informado pelo autor)

Email: suelyrq@usp.br
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Demografia, Escravidão e Trabalho, Instituições e Políticas Públicas

Veral Lucia Amaral Ferlini

 

 

 

 

Vera Lucia Amaral Ferlini, doutora em História Econômica e Titular em História Ibérica, é Diretora do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP e Presidente da Comissão Gestora da Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH/USP/Instituto Camões. Professora do Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo, atua nas áreas de História Ibérica e História do Brasil Colônia, estudando açúcar, escravismo, imigração, estrutura agrária e núcleos coloniais. É autora, entre outros títulos, A Civilização do Açúcar e Colonização, Terra e Trabalho e Poder Modos de Governar (org.) e História Econômica: Agricultura, Indústria e Populações ( org.). (Texto informado pelo autor)

Email: veferlin@usp.br
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Patrimônio e História de Empresas,Teoria, Historiografia e História do Pensamento Econômico,Agricultura, Estrutura Fundiária e Mercados

José Jobson de Andrade Arruda

 

 

 

 

Possui graduação em História (1966) e doutorado em História Moderna (1973), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor sênior do departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP e professor titular aposentado do Instituto de Economia da UNICAMP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, História Moderna e Contemporânea com ênfase em História Econômica e Historiografia.
(Texto informado pelo autor)

Email:jjarruda@usp.br
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Teoria, Historiografia e História do Pensamento Econômico, Agricultura, Estrutura Fundiária e Mercados

Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura (In Memoriam)

Esmeralda Blanco B. de Moura é Bacharel (1971) e licenciada(1971) em História pela Universidade de São Paulo (1971), com mestrado (1977) e doutorado(1984) em História Econômica pela mesma Universidade. Professora aposentada do Departamento de História-FFLCH-USP. É, atualmente - e desde 1987 - orientadora de Mestrado e de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH-USP.Sua atuação incide, principalmente, sobre os seguintes temas: história da infância, adolescência e juventude, história da mulher, história da cidade de São Paulo, história do trabalho, imigração. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica/FFLCH-USP e diretora do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina-CEDHAL/FFLCH-USP, no qual exerce, atualmente, o cargo de Secretária Executiva. Coordenadora do GT de História da Infância e da Juventude - ANPUH-Nacional é, também, Membro da Red de Estudios de Historia de las Infancias en America Latina - REHIAL, criada em abril de 2014 e de cuja criação participou. (Texto informado pelo autor)

Email:esmeraldamoura@usp.br
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Demografia, Escravidão e Trabalho Indústria, Tecnologia e Urbanização