Prezados (as) Alunos (as),
Reservamos este espaço para responder algumas perguntas frequentes, levantadas durante a pandemia.
- Qual é o prazo máximo para a exclusão de disciplinas na matrícula do primeiro semestre de 2020?
R: Os pedidos de exclusão de disciplinas serão aceitos até o dia 22/05/2020, sexta-feira.
- Como posso solicitar a exclusão de disciplinas na matrícula do primeiro semestre de 2020?
R: As solicitações de exclusão e/ou trancamento de disciplinas deverão ser realizadas exclusivamente através de email (sageohist@usp.br), devendo o aluno utilizar seu email institucional e informar nome completo, número USP e dados da disciplina em questão (código e nome).
- É possível manter menos do que o mínimo de créditos (12) para a matrícula do primeiro semestre de 2020?
R: Excepcionalmente este semestre, devido às condições decorrentes do isolamento social, não haverá obrigatoriedade na quantidade de créditos mínimos para matrícula.
- É possível realizar o trancamento parcial de matrícula no primeiro semestre de 2020?
R: O trancamento parcial poderá ser solicitado via e-mail (sageohist@usp.br) no período entre 25/05/2020 a 20/06/2020.
- Como vão se dar as avaliações e frequência?
R: Cada professor buscará soluções com seus alunos e alunas.
- Há possibilidade de trancar todas as matérias sem implicar em consequências no histórico?
R: De acordo com a Seção de Alunos da História e Geografia:
"A exclusão não constará do histórico escolar, mas o trancamento parcial ficará registrado no histórico escolar".
- Com a volta das atividades, ainda que remotamente, a parte administrativa da FFLCH também volta? Se sim, haverá alguma possibilidade, também remota, de quem já entrou com a papelada de pegar os diplomas?
R: Não haverá qualquer atendimento presencial por enquanto. Sobre o Diploma, a Comissão de Graduação (CG) encaminhou um pedido para que as Colações de Grau pudessem se realizar à distância. Por enquanto isso não é possível.
- Como se dará o acesso às leituras obrigatórias/de apoio?
R: Cada docente buscará soluções com seus alunos e alunas.
- Quem tem bolsa de Iniciação Científica (CNPq ou FAPESP) pode remover todas as disciplinas da grade? Isso resultaria na perda da bolsa?
R: O/a aluno/a que realiza a pesquisa de Iniciação Científica e o projeto está inserido no sistema Atena precisa estar matriculado/a na graduação ou na licenciatura para receber a bolsa.
- Qual o prazo para que os docentes publiquem seus novos programas do 1º semestre?
R: O pedido do Departamento de História era de que todos os docentes comunicassem seu cronograma e estratégias até 18/05/2020. Se não houve informações a esse respeito, até o momento, entre em contato com seu professor/a.
- O que já sabemos sobre o 2º semestre de 2020?
R: O próximo semestre terá início após a Semana da Pátria e se encerrará em meados de dezembro.
- Será possível pedir aproveitamento de estudos remotamente?
R: Não.
- O período de matrícula para o próximo semestre será alterado ou permanece o mesmo?
R: Por enquanto não houve alteração no período de matrícula.
- Quanto tempo durará cada aula online? O Departamento de História vai seguir outros institutos com aulas que durem o tempo programado ou cada docente terá liberdade de estipular o tempo de aula que desejar?
R: Cada docente buscará soluções com seus alunos e alunas.
- Alguns docentes ainda não se manifestaram (provavelmente com dificuldades técnicas). Como podemos entrar em contato com eles para saber o que vai acontecer?
R: Por gentileza, envie um e-mail para o docente, com cópia para a CoC (censinodh@usp.br)
- Haverá recesso?
R: Haverá, entre o primeiro e o segundo semestre de 2020, apenas o intervalo da Semana da Pátria.
- Os docentes vão adotar uma plataforma comum?
R: Não.