docentesaposentados

Ana Maria de Almeida Camargo

 

 

 

 

Graduada em História pela Universidade de São Paulo 1996, com doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1974). Atualmente é Professora Doutora na  Universidade de São Paulo. Possui experiência em História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História. Sua linha de pesquisa compreende trabalhos relativos à arquivística,  documentação, periódicos, atividades junto ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e à imprensa brasileira. (Texto informado pelo autor)

Sala: I3
Email: amcamar@usp.br  amcamar22@gmail.com
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Historiografia, documentação, Arquivística.  
 

Carlos Roberto Figueiredo Nogueira

 

 

 

 

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professor Titular da Universidade de São Paulo e Decano do Departamento de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Idade média, Portugal, Espanha, igreja, cristianismo e feitiçaria. Atualmente pesquisa o reinado de Pedro I de Portugal e a Crise do século XIV. Acadêmico correspondente da Academia Portuguesa da História, é coordenador do GEMPO, ligado à Cátedra Jaime Cortesão e integrado por pesquisadores da USP, UFRJ, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e l'Université de Poitiers/ Centre de Etudes Superieures de Civilisation Médiévale, cuja Linha de Pesquisa é "Poder e Relações de Solidariedade em Portugal Medieval" http://www.fflch.usp.br/cjc/gempo/ (Texto informado pelo autor)

Sala: O2
E-mail: crfnogue@usp.br
Curriculum Lattes
Linhas de Pesquisa: História Política, História da Cultura, Europa Medieval

Márcia Regina Berbel

 

 

 

 

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo(1984), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo(1991), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo(1997), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2000), pós-doutorado pela Universidade de Salamanca(2006) e aperfeicoamento em História pela Institut Européen Des Hautes Études Internacionales(1986). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Constituições, liberalismo, escravidão, independencias. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Sala:L3
E-mail: mberbel@uol.com.br
Curriculum Lattes
Linhas de Pesquisa:História Política, Mundo Ibérico.

Marcos Antonio da Silva

 

 

 

 

É Professor Titular de Metodologia da História na FFLCH/USP desde 2007 e Livre Docente nas mesmas área e instituição desde 2001. Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (1976) e em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (1999), com Mestrado (1981) e Doutorado (1987) em História Social na FFLCH/USP . Fez Pós-Doutorado na Université de Paris III, em 1989. Tem experiência de pesquisa e docência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil republica, Caricaturas, Historia e linguagem, Historia e regiao, Ditadura civil-militar, Câmara Cascudo, Nelson Werneck Sodré e Ensino de História. Coordenou o Convênio DINTER USP/UFAC (2011/2015) e coordena o Convênio DINTER USP/UFCGrande (2017/2021). Publicou individualmente 7 livros, dentre os quais, "Prazer e poder do Amigo da Onça" (Paz e Terra, 1989) e "Rimbaud etc. - História e Poesia" (Hucitec, 2011). Organizou 17 coletâneas, e duas delas são "Dicionário crítico Câmara Cascudo" (Perspectiva, 2003; 2ª impr. em 2006) e "Ensino de História e Poéticas: Baseado em fatos irreais ma non troppo" (LCTE, 2016). Divulgou artigos e resenhas em periódicos como "Amerika", "História & Perspectivas", "Karpa", "Projeto História", "Quípu", "Regards", "Revista Brasileira de História", "Revista de História", "Tempo" e "Vária História", dentre outras. Coordena os Projetos de Pesquisa "História e Poéticas" e "Historiografia e Memória".
(Texto informado pelo autor)

Sala: I4
E-mail: marcossilva.usp@uol.com.br
Curriculum Lattes
Linhas de pesquisa: História da Cultura (Imprensa Brasileira, Caricatura, Fontes Visuais); Historiografia Brasileira (Luís da Câmara Cascudo; Nelson Werneck Sodré; Ensino de História).
Orientação dada: Mestrado e doutorado
Artigos

  • Vida Privada e Interdisciplinaridades.
  • O Historiador e seu Tempo.

Maria Helena Rolim Capelato

 

 

 

 

Historiadora. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (1971), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1974), doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1986), Livre-Docente em História da América Independente pela Universidade de São Paulo (1997), Pós-Doutorado na Espanha - CSIC (200-2001) e Professora Titular - MS6 do Depto. de História - FFLCH-USP (2006). Presidiu a Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas-ANPHLAC (2011-2013). Coordenadora da Cátedra Bernardo O'Higgins (IEA/USP e Universidad de La Frontera). Membro da Comissão Gestora CAPES-UFRJ no ProfHistória (Mestrado Profissional em Ensino de História). Especialista na área de História da América e realizou pesquisas sobre os seguintes temas: Imprensa, Liberalismo, História Comparada (Varguismo e Peronismo), Cultura e Política na América Latina, História dos intelectuais da América Latina, Propaganda política nos regimes militares do Cone Sul (Brasil, Chile e Argentina). Atual Presidente da Associação Nacional dos Professores Universitários de História - ANPUH (2015-2017).
(Texto informado pelo autor)

Sala:M-2
E-mail: mhcapelato@terra.com.br
Curriculum Lattes
Linhas de Pesquisa: História Política, América Latina Contemporânea.

Páginas