Possui graduação em História (1961), mestrado em História Econômica (1966), doutorado em História Social (1972) e livre-docência (1985) em História Política pela Universidade de São Paulo. Em 1968 foi convidada por Sérgio Buarque de Holanda, então catedrático de História da Civilização Brasileira, para ser sua assistente, passando, a partir de então, a lecionar na Universidade de São Paulo. Realizou pesquisas em vários períodos da história do Brasil, focalizando sobretudo a região de São Paulo. De tais pesquisas resultaram livros, artigos e conferências. Entre os principais livros publicados estão "Escravidão negra em São Paulo: um estudo das tensões provocadas pelo escravismo no século XIX", "Os radicais da República. Jacobinismo: ideologia e ação", 1893-1897", "São Paulo", este último publicado em Madri. Orientou inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado de alunos que atualmente lecionam em universidades públicas estaduais e federais. Representou o Departamento de História da USP nos anos iniciais da criação da Fundação Padre Anchieta, atuando na implantação de tele-cursos realizados pela TV Cultura (canal 2). Atualmente é professora aposentada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, oferecendo disciplinas, orientando mestrados e doutorados, participando de bancas, proferindo conferências, participando de congresssos e simpósios, escrevendo artigos e integrando grupos de estudos, como o GT de Política de São Paulo. (Texto informado pelo autor)

Email: suelyrq@usp.br
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Demografia, Escravidão e Trabalho, Instituições e Políticas Públicas