Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1961), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1972). Realizou estágios de pesquisa no British Museum, na Bodleian Library da Universidade de Oxford, na Universidade de Yale e na Library of Latin American Studies da Universidade do Texas, em Austin. Foi bolsista pesquisadora da John Simon Guggenheim Foundation e Visiting Professor da Fundação Tinker. | Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade de São Paulo, onde mantém atividades de orientação de mestrado e doutorado . Recebeu o titulo de Professora Emerita da Faculdade de Filosofia da USP em 2013. Foi Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,de 1996 a 2013, quando aposentou-se. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colonial e Império, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, teoria da historia, historia social, historia urbana, escravidão, relações de gênero, da cultura. (Texto informado pelo autor)

Email: modila@uol.com.br