Professor Emérito

José Sebastião Witter

witter

Graduou-se em História na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), em 1961. Ingressou como docente do curso de História da mesma FFCL em 1964. Obteve o título de mestre em 1968, com a dissertação “Estabelecimento agrícola dos meados do século XIX na Província de São Paulo”.

Tornou-se doutor em 1971, com a tese intitulada “A primeira tentativa de organização partidária na República: o Partido Republicano Federal, 1893-1897”, pela FFLCH, em 1971. Obteve o título de livre-docente em 1982, com a tese “Arquivos e história: o arquivo do Estado de São Paulo na administração e na história”.

Dedicou-se à área de história, com ênfase em temas como imigração alemã, história do Brasil, fundação do primeiro Partido Republicano e arquivos históricos. Inovou ao dar tratamento acadêmico ao futebol, vindo a ministrar o primeiro curso de história do futebol na USP.

Foi diretor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) de 1990 a 1994, foi coordenador-geral da Coordenadoria de Comunicação Social da USP de 1991 a 1994 e diretor do Museu Paulista de 1994 a 1999.

Em 27 de novembro de 2003, tornou-se o 37º professor emérito da FFLCH USP. Faleceu em 07 de julho de 2014, em Mogi das Cruzes (SP).

Emília Viotti da Costa

emilia

Graduou-se em História pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), em 1954. Concluiu especialização em História na École Pratique des Hautes Études (França).

Ingressou como docente da FFCL em 1956. Obteve o título de livre-docente em 1964, com a tese “Escravidão nas áreas cafeeiras: aspectos econômicos, sociais e ideológicos da desagregação do sistema escravista”. Em 1969, foi aposentada compulsoriamente pelo Ato Institucional nº 5.

Exilada, atuou como professora de História da América Latina nas Universidades Yale, Tulane e Illinois (EUA), entre 1973 e 1999. Dedicou aos estudos de história do Brasil, área em que se tornou referência, principalmente nos temas escravidão e abolição.

Em 24 de junho de 1999, tornou-se a 26ª professora emérita da FFLCH USP. Faleceu em 02 de novembro de 2017, em São Paulo (SP).

Eduardo d'Oliveira França

eduardo doliveira frança

Graduou-se em História na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), e em Direito na Faculdade de Direito, em 1937.

Ingressou como docente na mesma FFCL em 1939. Tronou-se doutor em 1946, com a tese intitulada “O poder real em Portugal e as origens do absolutismo”, uma das primeiras do Departamento de História. Tornou-se professor catedrático de História da Civilização Moderna e Contemporânea em 1951.

Dedicou-se ao estudo da história das civilizações. As linhas de força de seu pensamento histórico abrangem conceitos e interpretações sobre a história de Portugal e do Brasil.

Em 30 de junho de 1994, tornou-se o 17º professor emérito da FFLCH USP. Faleceu em 6 de julho de 2003, em São Paulo (SP).

Anita Waingort Novinsky (In Memoriam)

Anita

Nascida em Stachov, Polônia, naturalizada brasileira. Formada em Filosofia e livre docente pela Universidade de São Paulo. Fundadora e Presidente do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo, LEI e do Museu da Tolerância, a ser construído no Campus Universitário. Professora visitante em diversas universidades como Brown University; Rutgers New Brunschnik; Austin, Texas; “Directeur d’études” na Ècole dês Hautes Études em Sciences Sociales et Sciences religieuses, Paris. Ministrou palestras e seminários na Universidade de Tel Aviv, Israel; Universidade de Varsóvia; Universidade de Waseda, em Tóquio, entre outras.

 

http://lattes.cnpq.br/6147908319067580

 

Linha de Pesquisa

História da Cultura

Artigos

  • Inquisição. Cristãos Novos na Bahia. 11ª. Edição. Editora Perspectiva, São Paulo, 2007.
  • Gabinete de Investigação: uma “caça aos judeus” sem precedentes. Brasil-Holanda, séculos XVII e XVII. Editora Humanitas, São Paulo, 2007.
  • O Santo Ofício da Inquisição no Maranhão. A Inquirição de 1731. Editora Universidade Estadual do maranhão, São Luiz, Maranhão, 2006.
  • Inquisição: Prisioneiros do Brasil (séculos XVI-XIX). Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 2002.
  • Novinsky, Anita e Kuperman, (org) Ibéria Judaica. Roteiros da Memória. Editora Expressão, rio de Janeiro e EDUSP, São Paulo, 1996.
  • Novinsky, Anita e Carneiro, Maria Luiza Tucci; (org) Inquisição. Ensaios sobre Mentalidades, Heresias e Arte. Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
  • O olhar Judaico em Machado de Assis. Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 1990.
  • Inquisição: Inventários de bens confiscados a cristãos novos no Brasil. Editora Imprensa Nacional. Casa da Moeda, Lisboa, 1978.
  • The Myth of the Marrano Names.:
  • Padre Antônio Vieira, a Inquisição e os Judeus.

Maria Odila Leite da Silva Dias


Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1961), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1972). Realizou estágios de pesquisa no British Museum, na Bodleian Library da Universidade de Oxford, na Universidade de Yale e na Library of Latin American Studies da Universidade do Texas, em Austin. Foi bolsista pesquisadora da John Simon Guggenheim Foundation e Visiting Professor da Fundação Tinker. | Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade de São Paulo, onde mantém atividades de orientação de mestrado e doutorado . Recebeu o titulo de Professora Emerita da Faculdade de Filosofia da USP em 2013. Foi Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,de 1996 a 2013, quando aposentou-se. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colonial e Império, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, teoria da historia, historia social, historia urbana, escravidão, relações de gênero, da cultura. (Texto informado pelo autor)

Email: modila@uol.com.br
Currículo Lattes

Carlos Guilherme Santos Serôa da Mota

Possui Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1963), Mestrado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1967) e Doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1970). Atualmente é professor titular na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor emérito da FFLCH USP. Foi consultor e professor visitante no Centro de Estudos Brasileños da Universidad de Salamanca, professor visitante das Universidades de Londres, Texas e da Escola de Altos Estudos (Paris). É Presidente do Comitê Científico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ex-Diretor (fundador) do Instituto de Estudos Avançados da USP, ex-Professor titular do IFCH da UNICAMP, um dos fundadores do Memorial da América Latina, ex-Diretor do Arquivo do Estado de São Paulo, consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, assessoria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, membro do conselho editorial da Revista Minius (Universidade de Vigo) e da Revista Estudos Avançados (USP), Revista Eletrônica Intellectus e da Revista Eletrônica Aedificandi. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Cultura e das Ideologias, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, Direito e mentalidades. Medalha da Cidade de Paris (1998). (Texto informado pelo autor)

E-mail:
Curriculum Lattes
Linhas de pesquisa:

José Jobson de Andrade Arruda

 

 

 

 

Possui graduação em História (1966) e doutorado em História Moderna (1973), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor sênior do departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP e professor titular aposentado do Instituto de Economia da UNICAMP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, História Moderna e Contemporânea com ênfase em História Econômica e Historiografia.
(Texto informado pelo autor)

Email:jjarruda@usp.br
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Teoria, Historiografia e História do Pensamento Econômico, Agricultura, Estrutura Fundiária e Mercados

Fernando Antonio Novais

 

 

 

 

Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou no Departamento de História da FFLCH entre 1961 e 1986 na cadeira de História Moderna e Contemporânea. Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde lecionou no Instituto de Economia entre 1986 e 2003. Doutor em História pela Universidade de São Paulo (1973), é autor do livro "Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial", obra clássica da historiografia brasileira, e de inúmeros trabalhos importantes sobre história e historiografia. Responsável pela orientação de inúmeras teses de doutorado e dissertações de mestrado, atualmente é professor das Faculdades de Campinas (FACAMP), onde leciona na Faculdade de Ciências Econômicas.
(Texto informado pelo autor)

Email: fantonionovais@gmail.com
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Agricultura, Estrutura Fundiária e Mercados

Maria Ligia Coelho Prado

 

 

 

 

Graduada em História pela FFLCH/Universidade de São Paulo (1971), Mestre em História Social, FFLCH/USP (1974) e Doutora em História Social, FFLCH/USP (1982); Livre-docente em História da América Independente, FFLCH/USP (1996); Professora Titular em História da América Independente, FFLCH/USP (2002). Professora Emérita FFLCH/USP (2012). Pesquisadora Emérita do CNPq (2016). Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), 1998/2000. É especialista em História da América Latina, trabalhando na interseção dos campos da História Política, História da Cultura e História das Idéias. Foi coordenadora do Projeto Temático/FAPESP: Cultura e Política nas Américas: Circulação de Idéias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX) entre 2007 e 2011. Membro do Laboratório de Estudos de História das Américas - LEHA do Departamento de História da USP, que coordenou entre 2008 e 2012. (Texto informado pelo autor)

Linha de Pesquisa: Cultura e Poder

Maria de Lourdes Monaco Janotti

 

 

 

 

Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (1959), doutorou-se em História (USP/1970), obteve o titulo de livre-docente (USP/1983) e de professora adjunta (USP/1987). Leciona na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP desde 1964. Atualmente é professora plena do Programa de Pós-graduação em História Social no qual ministra cursos e orienta mestrados e doutorados. Também é Coordenadora do Núcleo de Estudos de História e Historiografia do Laboratório de Teoria e Historiografia ? LABTEO (FFLCH/USP), onde ministra seminários. É parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), membro do Conselho Editorial da revista História Oral, da Associação Brasileira de História Oral. Publicou trabalhos nas áreas de Brasil - Império, Brasil - República, Historiografia Geral e Brasileira, Ensino de História. (Texto informado pelo autor)

Sala: M2
Email: mljanott@usp.br
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: História Política