Professor Emérito

Anita Waingort Novinsky


Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1956), especialização em Psicologia pela Universidade de São Paulo(1958), especialização em O Racismo no Mundo Ibérico pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales(1977), especialização em O Racismo no Mundo Ibérico pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales(1977), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(1970) e pós-doutorado pela Universidade de Paris I(1983). Atualmente é Livre Docente da Universidade de São Paulo, Consultora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Revisor de projeto de fomento do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas:Brasil Colonia, Cristao Novo, Historia, Historia do Brasil, Holocausto e Identidade. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

E-mail: anitano@terra.com.br
Currículo Lattes
Linhas de pesquisa: História da Cultura

Artigos: 
  • Inquisição. Cristãos Novos na Bahia. 11ª. Edição. Editora Perspectiva, São Paulo, 2007.
  • Gabinete de Investigação: uma “caça aos judeus” sem precedentes. Brasil-Holanda, séculos XVII e XVII. Editora Humanitas, São Paulo, 2007.
  • O Santo Ofício da Inquisição no Maranhão. A Inquirição de 1731. Editora Universidade Estadual do maranhão, São Luiz, Maranhão, 2006.
  • Inquisição: Prisioneiros do Brasil (séculos XVI-XIX). Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 2002.
  • Novinsky, Anita e Kuperman, (org) Ibéria Judaica. Roteiros da Memória. Editora Expressão, rio de Janeiro e EDUSP, São Paulo, 1996.
  • Novinsky, Anita e Carneiro, Maria Luiza Tucci; (org) Inquisição. Ensaios sobre Mentalidades, Heresias e Arte. Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
  • O olhar Judaico em Machado de Assis. Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 1990.
  • Inquisição: Inventários de bens confiscados a cristãos novos no Brasil. Editora Imprensa Nacional. Casa da Moeda, Lisboa, 1978.
  • The Myth of the Marrano Names.:
  • Padre Antônio Vieira, a Inquisição e os Judeus.

Carlos Guilherme Santos Serôa da Mota

Possui Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1963), Mestrado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1967) e Doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1970). Atualmente é professor titular na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor emérito da FFLCH USP. Foi consultor e professor visitante no Centro de Estudos Brasileños da Universidad de Salamanca, professor visitante das Universidades de Londres, Texas e da Escola de Altos Estudos (Paris). É Presidente do Comitê Científico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ex-Diretor (fundador) do Instituto de Estudos Avançados da USP, ex-Professor titular do IFCH da UNICAMP, um dos fundadores do Memorial da América Latina, ex-Diretor do Arquivo do Estado de São Paulo, consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, assessoria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, membro do conselho editorial da Revista Minius (Universidade de Vigo) e da Revista Estudos Avançados (USP), Revista Eletrônica Intellectus e da Revista Eletrônica Aedificandi. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Cultura e das Ideologias, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, Direito e mentalidades. Medalha da Cidade de Paris (1998). (Texto informado pelo autor)

E-mail:
Curriculum Lattes
Linhas de pesquisa:

Fernando Antonio Novais

 

 

 

 

Professor Emérito da Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou no Departamento de História da FFLCH entre 1961 e 1986 na cadeira de História Moderna e Contemporânea. Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde lecionou no Instituto de Economia entre 1986 e 2003. Doutor em História pela Universidade de São Paulo (1973), é autor do livro "Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial", obra clássica da historiografia brasileira, e de inúmeros trabalhos importantes sobre história e historiografia. Responsável pela orientação de inúmeras teses de doutorado e dissertações de mestrado, atualmente é professor das Faculdades de Campinas (FACAMP), onde leciona na Faculdade de Ciências Econômicas.
(Texto informado pelo autor)

Email: fantonionovais@gmail.com
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Agricultura, Estrutura Fundiária e Mercados

José Jobson de Andrade Arruda

 

 

 

 

Possui graduação em História (1966) e doutorado em História Moderna (1973), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor sênior do departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP e professor titular aposentado do Instituto de Economia da UNICAMP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, História Moderna e Contemporânea com ênfase em História Econômica e Historiografia.
(Texto informado pelo autor)

Email:jjarruda@usp.br
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Teoria, Historiografia e História do Pensamento Econômico, Agricultura, Estrutura Fundiária e Mercados

Maria de Lourdes Monaco Janotti

 

 

 

 

Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (1959), doutorou-se em História (USP/1970), obteve o titulo de livre-docente (USP/1983) e de professora adjunta (USP/1987). Leciona na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP desde 1964. Atualmente é professora plena do Programa de Pós-graduação em História Social no qual ministra cursos e orienta mestrados e doutorados. Também é Coordenadora do Núcleo de Estudos de História e Historiografia do Laboratório de Teoria e Historiografia ? LABTEO (FFLCH/USP), onde ministra seminários. É parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), membro do Conselho Editorial da revista História Oral, da Associação Brasileira de História Oral. Publicou trabalhos nas áreas de Brasil - Império, Brasil - República, Historiografia Geral e Brasileira, Ensino de História. (Texto informado pelo autor)

Sala: M2
Email: mljanott@usp.br
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: História Política

Páginas