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50 anos do CAPH

Na comemoração de 50 anos do CAPH, Centro de Apoio à Pesquisa Histórica, a Profa. Dra. Maria Cristina Correia Leandro Pereira, diretora do CAPH, e a Profa. Dra. Márcia Regina Barros da Silva, vice-diretora, contam um pouco da história do CAPH, como surgiu a iniciativa, qual a finalidade e o que podemos esperar desta comemoração dos 50 anos.

Confira a entrevista aqui.

CEMA-Atividades em 2017

Convidamos a todos para as atividades regulares do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP (CEMA/USP) em 2017.
1 – Abertura para consulta do Acervo de fontes históricas indígenas e de literatura histórica, antropológica e arqueológica.
2 – Início das atividades do Grupo de Estudos de Códices Mesoamericanos.
3 – Início das atividades do Grupo de Estudos História & Antropologia indígenas.
4 – Início das atividades do Grupo de Estudos de Nahuatl.
5 – Início das atividades do Grupo de Estudos de Quéchua.
Lembramos que as atividades dos grupos de estudos são abertas a todos os novos interessados no início de cada ano letivo.

Conversa com os coordenadores do Departamento de História

Prezados alunos,

No dia 07/06 ocorreu a conversa com os coordenadores do Departamento de História, Bacharelado, Licenciatura, Pesquisa e Extensão. Os temas tratados foram : Matrículas em disciplinas FLH e outras; Bolsas de Pesquisa na Graduação; Estágios e Projetos de Extensão.

Introdução à Pesquisa em História I e II

As disciplinas FLH0639- Introdução à Pesquisa em História I e FLH0642- Introdução à Pesquisa em História II podem ser oferecidas na Graduação por todos os docentes da ativa, em qualquer semestre letivo. O período de matrícula em tais disciplinas é distinto do período das interações de matrículas no Sistema Júpiter. Desta maneira, as matrículas ocorrem em período específico, diretamente na Seção de Alunos. Para o primeiro semestre letivo de 2017, o período de matrículas é de 20 de março até 31 de março. Mas, sugerimos aos estudantes que fiquem atentos aos prazos junto à Seção de Alunos. Sobre o procedimento, é muito simples:
1. O aluno/a interessado/a em cursá-las deve solicitar o formulário em papel na Secretaria do DH, ou imprimir diretamente do site do departamento:
2. Após preenchê-lo, solicitar ao docente para que manifeste o aceite, e em seguida pedir na Secretaria do Departamento de História que algum funcionário carimbe o formulário. Por fim, entregar na Seção de Alunos.
3. Imediatamente a disciplina é criada em nome do docente no Jupiterweb. 
4. A turma será composta pelo número de alunos que se inscreverem com o docente no semestre. 
Trata-se de uma disciplina voltada para os alunos que realizam pesquisa na Graduação, grupos de estudos orientados (ICs, PEEGs, PET etc.) 
Cada semestre cursado soma créditos (2 créditos trabalho por semestre).
O conteúdo da disciplina é livre para o professor, que poderá usá-la como achar melhor (projeto, grupo de estudos, tarefas, relatórios, etc,)
Ao final do semestre o professor lança a avaliação e a frequência no Jupiterweb. 
Não existe vínculo a nenhuma semestre, apenas o pré-requisito de cursar a I antes da II. 
Caso ainda haja alguma dúvida, estou à disposição para esclarecimentos.  
O oferecimento dessa disciplina é muito importante para todos, alunos, professores, graduação e pós-graduação. 

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