Gabriela Pellegrino Soares

 

 

 

 

Professora Livre-Docente de História da América Independente da Universidade de São Paulo e bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. É coordenadora do LEHA/USP (Laboratório de Estudos de História das Américas) e da equipe brasileira do projeto internacional, com universidades da França e dos Estados Unidos, "Dicionário de História Cultural Transatlântica (fim do séc. XVIII ao séc. XXI)" [FAPESP/ Agence Nationale de la Recherche (ANR)/ University of Berkeley]. Suas pesquisas têm se concentrado nos seguintes domínios da história política e cultural da América Latina nos séculos XIX e XX: a história indígena, particularmente no Peru e no México, e a história da educação, dos usos da escrita e da produção e circulação de impressos, sobretudo na Argentina, no Brasil e no México. É autora, entre outros, do livro Semear horizontes: uma história da formação de leitores na Argentina e no Brasil (1915-1954), publicado pela editora da UFMG (2007), que recebeu o Selo Altamente Recomendado da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Também, com Maria Ligia Coelho Prado, de História da América Latina, editado pela Contexto (2014). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP entre 2011 e 2014, primeira secretária da Diretoria da ANPUH Nacional (2013-2015) e representante da Associação nas Assembleias Gerais do CISH (Comité International des Sciences Historiques), em 2013 e 2015, na Hungria e na China. É colaboradora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP, Fundação Padre Anchieta/TV Cultura). É pesquisadora associada da Biblioteca Brasiliana/USP. Orienta pesquisas de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica.
 

"Pesquisadora Associada da Biblioteca Brasiliana - USP"
 

https://www.youtube.com/watch?v=HB6aJUvds20#action=share

Sala: Corredor (gabinete - R)


E-mail: gpellegrino@usp.br
Currículo Lattes
Linhas de pesquisa:Geral: História Política, História Cultural; América Latina séculos XIX e XX.
Específico: História dos impressos, da leitura, da educação e das mediações culturais e políticas; história indígena nos séculos XIX e XX.

Orientação dada
Em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Algumas publicações
- Primeras letras, mediación cultural y Revolución en los pueblos del centro-sur de México a fines del siglo XIX y principios del XX. In. PALACIOS Y OLIVARES, Guillermo (Org.). XIII
Reunión de Historiadores de México, Estados Unidos y Canadá, 2011. Comunicações on line aprovadas na segunda fase da seleção.
http://13mexeuacan.colmex.mx/Ponencias%20PDF/Gabriela%20Pellegrino.pdf

- A Revue des Deux Mondes em face da América espanhola oitocentista: projeções imperiais e apropriações nacionais. In. BEIRED, J. L., CAPELATO, M. H. e PRADO, M. L. (Orgs.). Intercâmbios políticos e mediações culturais nas Américas (séculos XIX e XX). Assis: FCL-UNESP Publicações; São Paulo: Laboratório de Estudos de Histórias das Américas, 2010.
http://www.fflch.usp.br/dh/leha/

- Novos meridianos da produção editorial em castelhano: o papel de espanhóis exilados pela Guerra Civil na Argentina e no México. Varia Historia (Belo Horizonte), Departamento de História, Universidade Federal de Minas Gerais, n. 38, julho/dezembro 2007.
http://www.scielo.br/pdf/vh/v23n38/v23n38a09.pdf