docentes

Adone Agnolin

 

 

 

 

Graduação em Filosofia e especialização em História das Religiões, junto à Università degli Studi di Padova (1987), Itália. Doutorado em Sociologia (1998) e Pós-Doutorado em História Social (2000-2003), junto à Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Desde 2003, Professor Doutor em História Moderna no Departamento de História da Universidade de São Paulo. Já integrante do Projeto Temático de pesquisa, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), "Missões Cristãs e Populações Indígenas: o problema da mediação cultural" e do Projeto Temático "Dimensões do Império Português", do Departamento de História - FFLCH-USP, Cátedra 'Jaime Cortesão' e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): no interior do qual foi, finalmente, coordenador do Núcleo Temático "Religião e Evangelização". Atua, sobretudo, na área de História Moderna, com ênfase em História Moderna e Colonial, História das Religiões, História da Reforma e da Contra-Reforma, Catequese e Missionação, Colonização e Mediação Cultural entre Europa, América e Ásia, Antropologia Histórica.
(Texto informado pelo autor)

Sala: N2
E-mail: adone@usp.br
Curriculum Lattes
Linhas de pesquisa: História Moderna e Colonial; História das Religiões; Catequese, Missionação e Mediação Cultural entre Europa, América e Ásia; Antropologia Histórica.

Orientação dada
Mestrado e Doutorado.
 
Algumas publicações
Livros
  • O APETITE DA ANTROPOLOGIA - O Sabor Antropofágico do Saber Antropológico: alteridade e identidade no caso tupinambá. São Paulo, Associação Editorial Humanitas, 2005.
  • JESUÍTAS E SELVAGENS - A Negociação da Fé no encontro catequético e ritual americano - séculos XVI-XVII. São Paulo, Humanitas/FAPESP, 2007.
Artigos
Capítulos de livros
  • Catequese e Tradução: gramática cultural, religiosa e lingüística do encontro catequético e ritual nos séc. XVI-XVII. In: "Deus na Aldeia: missionários, índios e mediação cultural". Paula Montero (Org.). São Paulo, Editora Globo, 2006.

Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi

 

 

 

 

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor-doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: idade média, relações de poder, educação, literatura e história. Participa como membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas - LUDENS-USP, atuando junto ao núcleo de Estudos Medievais. É membro do NEAM - Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (UNESP/Assis e Franca), do NEMED - Núcleo de Estudos Mediterrânicos (UFPR), membro-conselheiro da ANPUH - Associação Nacional dos Professores de História, secção São Paulo, membro da ABREM - Associação Brasileira de Estudos Medievais, da SAEMED - Sociedad Argentina de Estudios Medievales, entre outros.
(Texto informado pelo autor)

Sala: O2
E-mail: apmagalh@usp.br
Curriculum Lattes
Linhas de pesquisa: História política.

Orientação dada
Mestrado - Talita Cristina Garcia. “A ascensão histórica do papado segundo Marsílio de Pádua”.
 
Algumas publicações
Artigos
  • A QUESTÃO DA PLENITUDO POTESTATIS EM GUILHERME DE OCKHAM: O SIGNIFICADO DE SUA OBRA POLÍTICA, in Relações de poder, educação e cultura na Antigüidade e Idade Média, org. Ruy de Oliveira Andrade, Santana de Parnaíba: Sollis, 2005.O IMPÉRIO NA HISTORIOGRAFIA ALEMÃ DO SÉCULO XIX. XVIII Encontro Regional de História, ANPUH, Assis, 2006, Revista do IFCH-UNICAMP (no prelo).
  • A PAZ COMO FINALIDADE DO ESTADO SOBERANO: O DEFENSOR PACIS (1324) DE MARSÍLIO DE PÁDUA. ANPUH-RJ, 2006.

Ana Paula Torres Megiani

 

 

 

 

Possui Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1987), Mestrado (1995), Doutorado (2001) e Livre Docência (2015) em História Social pela Universidade de São Paulo. Ingressou como professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo em 2003 na área de História Ibérica, onde atualmente ocupa os cargos de Professor Associado desde 3/2015 e Coordenadora do Curso de Bacharelado em História desde 8/2013. Entre 2013 e 2015 foi co-ministrante do Master de Estudios Brasileños, convênio Universidade de São Paulo e Universidade de Salamanca, na área de História do Brasil. É autora dos livros "O jovem rei encantado: expectativas do messianismo régio em Portugal - sécs. XIII-XVI" (Ed.Hucitec, 2003) e "O rei ausente: festas e cultura política nas visitas dos Filipes a Portugal 1581 e 1619" (Ed. Alameda, 2004), e organizadora dos livros coletivos "Inês de Castro: a época e a memória" (Ed. Alameda, 2008), "O Império por escrito" (Ed. Alameda, 2009) e ?O Brasil na Monarquia Hispânica: novas interpretações? (Ed. Humanitas 2014). Possui ainda diversos artigos publicados em livros e periódicos internacuionais. É pesquisadora da Cátedra Jaime Cortesão-FFLCH/USP desde 2002 e responsável pelo convênio FFLCH-USP/Instituto Camóes de Portugal desde 12/2015. Dentre inúmeros projetos de pesquisa, foi pesquisadora integrante do Projeto Temático FAPESP ?Dimensões do Império Português? (2005-2009) e coordenadora do núcleo brasileiro do Projeto ?O Brasil na Monarquia Hispânica. Cultura Política, Negócios e Missionação durante a União das Coroas Ibéricas e a Guerra de Restauração. 1580-1668? (USP-USAL 2012/2015). Possui dois Pós-Doutorados internacionais concluídos: no Instituto de Ciências Sociais-Universidade de Lisboa em 2003 e na Universidade Complutense de Madrid em 2006. As áreas de especialização concentram-se em História da Cultura na Baixa Idade Média e Época Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: história de Portugal e Espanha , memória política, monarquia filipina e união ibérica.
(Texto informado pelo autor)

Sala:N2
E-mail: megiani@usp.br
Curriculum Lattes
Linhas de pesquisa:História da Cultura, Cultura Política História da Arte, Arquitetura e Urbanismo - Mundo Ibérico/Baixa Idade Média e Época Moderna.
Links para alguns trabalhos da docente:

Memória e conhecimento do mundo: coleções de objetos, impressos e manuscritos nas livrarias de Portugal e Espanha, séculos XV-XVII

Das palavras e das coisas curiosas: correspondência e escrita na coleção de
notícias de Manuel Severim de Faria

Orientação dada

Mestrado e Doutorado

Ângelo de Oliveira Segrillo

 

 

 

 

Ângelo de Oliveira Segrillo é professor Livre Docente de história contemporânea no Departamento de História da Universidade de São Paulo. É responsável pela disciplina História Contemporânea com ênfase em Ásia. Coordena o Laboratório de Estudos da Ásia do Departamento de História da USP. Graduou-se pela Southwest Missouri State University (EUA), cursou mestrado no Instituto Pushkin de Moscou (Rússia) e doutorado na Universidade Federal Fluminense. É especialista em história da Rússia e ex-URSS eurasiana. Sua tese de doutorado foi considerada pioneira na historiografia brasileira por ter sido a primeira tese acadêmica nacional sobre a história da Rússia/URSS baseada em pesquisa direta nos antigos arquivos classificados soviéticos e fontes primárias russas originais. É autor de diversos livros e artigos sobre a história da Rússia, entre os quais: O Declínio da URSS: um estudo das causas (ed. Record), De Gorbachev a Putin (ed. Prismas), Rússia: Europa ou Ásia (ed. Prismas), Rússia e Brasil em Transformação (ed. 7letras) e Os Russos (ed. Contexto). Seus trabalhos se inscrevem na interface entre história, ciência política e relações internacionais.
(Texto informado pelo autor)

Sala: Corredor
E-mail: angelosegrillo@yahoo.com
Currículo Lattes
Homepage: http://www.angelosegrillo.blogspot.com
Linhas de pesquisa: História política

Algumas publicações
  • As publicações poderão ser encontradas na Homepage do professor.

Antonia Terra de Calazans Fernandes

 

 

 

 

Possui graduação, licenciatura e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Foi professora do Departamento de História da PUC-SP. Atualmente é professora do Departamento de História da FFLCH - USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, livros didáticos, educação de jovens e adultos, memória e currículo de história.
(Texto informado pelo autor)

Sala: Corredor
E-mail: antoniacalazans@gmail.com
Currículo Lattes
Linha de pesquisa: Ensino de História Indígena, Ensino de História, História Oral.

Páginas