Stella Maris Scatena Franco Vilardaga

 

 

 

 

Fez Graduação (1995), Licenciatura (1997), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em História pela Universidade de São Paulo. É Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo. Dedica-se ao ensino e à pesquisa, com ênfase em História Latino-Americana, estudando principalmente os seguintes temas: Estado nacional, viajantes e relações de gênero, com enfoque no século XIX. Desenvolve a pesquisa Quem ao centro se dirige. Viajantes latino-americanos na Europa e nos Estados Unidos no século XIX. Coordena o Grupo de Pesquisa em História e Gênero, no Departamento de História da USP e é membro do Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA-USP). Participa do Conselho Consultivo da ANPUH-SP. Foi pesquisadora colaboradora do Projeto Temático Fapesp Cultura e política nas Américas: circulação de ideias e configuração de identidades (séculos XIX e XX). Fez parte da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), gestões 2009-10 e 2015-16.

Sala: M2
E-mail: stellafv@gmail.com
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Estado nacional, viajantes e relações de gênero, com enfoque no século XIX.

Sara Albieri

 

 

 

 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em Historia Intelectual e Teoria e Filosofia da História.

Sala: O1
E-mail: sara@usp.br
Currículo Lattes
Linhas de Pesquisa:História da Cultura, Teoria e Filosofia da História, História das Idéias, História Intelectual.

Rodrigo M. Ricupero

 

 

 

 

Professor Doutor do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Econômica. Possui graduação (1998) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2006). É autor do livro "A Formação da Elite Colonial" (Alameda, 2008). É pesquisador da Cátedra Jaime Cortesão-FFLCH/USP e do Manto (UniRio).

Sala: L2
Email: ricupero@usp.br
Currículo Lattes

Robert Sean Purdy

 

 

 

 

Sean Purdy é Professor Doutor II, História da América Independente com enfase nos Estados Unidos, no Departamento de História da Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha num projeto comparando slums, guetos e favelas em São Paulo, Chicago e Toronto. Também coordena um projeto com alunos de graduação sobre a USP e a ditadura militar no Brasil. De janeiro a junho de 2009, foi pesquisador visitante no Center for Latin American Studies na University of Chicago. Concluiu o doutorado em História em 2003 na Queen's University, Canadá, sob a orientação de Bryan D. Palmer. Possui 2 livros, 1 livro organizado e 34 capítulos de livros publicados. Publicou 11 artigos em periódicos especializados e numerosas resenhas e artigos em revistas populares. Já traduziu dezenas de artigos de português para inglês e atualmente está traduzindo dois livros inteiros. É membro de corpo editorial de 7 revistas históricas no Brasil, Canadá e Estados Unidos e revisor/parecerista de 12 revistas históricas no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Já orientou 8 alunos que concluíram o mestrado além de 22 alunos de iniciação científica ou monitoria. Atualmente orienta 4 alunos de doutorado. Já fez muitas entrevistas com jornais, revistas, rádio e televisão no Brasil e Canadá.

Sala: J1
E-mail: sean.purdy1966@gmail.com
Currículo Lattes
Linhas de pesquisa:Estados Unidos, Canadá, história transnacional nas Américas.
Site pessoal: http://direitocontemporaneo.academia.edu/SeanPurdy

Resumo curricular
Doutorado em História. 2003.
Queen's University, QU AT KINGSTON, Canadá.
Título: From Place of Hope to Outcast Space: Territorial Regulation and Tenant Resistance in Regent Park Housing Project, 1949-2001 (De um lugar de esperança a um espaco paria: regulação territorial e resistência dos moradores do Regent Park, 1949-2001), Ano de Obtenção: 2003.

Orientador: Bryan D. Palmer.

Bolsista do(a): Social Sciences And Humanities Research Council, SSHRC, Canadá.

Palavras-chave: Conjuntos habitacionais; Movimentos Sociais; Globalização; Toronto; Economia Política Urbana.

Algumas publicações

 
• PURDY, Sean. A História Comparada e o Desafio da Transnacionalidade. Revista de História Comparada. Vol. 6 (2012): 64-84.
• PURDY, Sean . Framing Regent Park: the National Film Board of Canada and the Construction of Outcast Spaces in the Inner City, 1953 and 1994. In: James Opp; John Walsh (eds.) Home, Work and Play: Situating Canadian Social History, 1840-1980 (Second Edition). Toronto: Oxford University Press, 2010.
• PURDY, Sean. Constructing Pariah Spaces in the Americas: Newspaper Representations of Slums, Ghettos and Favelas in the 1960s. In: Karen Dubinsky, Catherine Krull, Susan Lord, Sean Mills, Scott Rutherford (eds.) New World Coming: The Sixties and the Shaping of Global Consciousness. Toronto: Between The Lines Press, 2009.
• PURDY, Sean; KARNAL, Leandro; FERNANDES, Luiz Estevam; MORAIS, Marcus Vinícius de. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007.
 

Rafael de Bivar Marquese

 

 

 

 

Possui graduação (1993), mestrado (1997) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2001). Livre-docente em História da América Colonial (2012). Professor do Departamento de História da FFLCH/USP, e coordenador (com João Paulo Garrido Pimenta) do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Lab-Mundi) na mesma instituição.

Sala: N3
E-mail: marquese@usp.br
Currículo Lattes
Linhas de pesquisa:Escravidão e História Atlântica

Orientação dada
Mestrado e doutorado
 
Algumas publicações
  • Feitores do corpo, missionários da mente. Senhores, letrados e o controle dos escravos nas Américas, 1660-1860. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
  • (com Márcia Regina Berbel) “The absence of race: slavery, citizenship, and pro-slavery ideology in the Cortes of Lisbon and the Rio de Janeiro Constituent Assembly (1821-1824)”. In: Social History, 32 (4): 415-33, November 2007.
  • “Revisitando casas grandes e senzalas: a arquitetura das plantations escravistas americanas no século XIX”. In: Anais do Museu Paulista. História e Cultura Material. Nova Série. 14 (1): 11-57, jan.-jul.2006 (www.scielo.br)
  • (com Dale Tomich) “O Vale do Paraíba escravista e a formação do mercado mundial do café no século XIX”. In: Keila Grinberg e Ricardo Salles (org.) O Brasil Império (1808-1889). Volume 2 (1831-1870). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008
  • “Estrutura e agência na historiografia da escravidão: a obra de Emília Viotti da Costa”. In: Luca, T.R.; Bezerra, H.G.; Ferreira, A.C. O historiador e seu tempo. São Paulo: Ed.Unesp, 2008 (no prelo).

Pedro Luís Puntoni

Imagem

 

 

 

 

Possui graduação em História (1989), mestrado (1992) e doutorado (1998) em História Social e livre-docência (2010) em História do Brasil Colonial pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Universidade de São Paulo (desde 1999), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pesquisador do Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (desde 1998), onde atualmente coordena o Núcleo de Cultura Digital. É membro (representante) do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo. Foi pesquisador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2001), onde desenvolveu seu pós-doutoramento. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em História Econômica da USP (2005-2007). Foi Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (2007-2014) e coordenador do Projeto Brasiliana USP (responsável pelo desenvolvimento da biblioteca brasiliana digital - www.brasiliana.usp.br). Foi presidente do Conselho Supervisor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP (2010-2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena, história política, história militar, historiografia e arquivos. Tem desenvolvido pesquisas na área da Ciência da Informação, com especial interesse em bibliotecas digitais, e na área de Humanidades Digitais.

Sala: L2
E-mail: puntoni@usp.br
Currículo Lattes
Linhas de Pesquisa:História Política, Escravidão e História Atlântica, História da Cultura, Brasil Colonial.

Osvaldo Luis Angel Coggiola

 

 

 

 

Graduado em Economia Política e História na Université ParisVIII (1979). É doutor em História Comparada das Sociedades Contemporâneas pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1983). Atualmente professor titular da Universidade de São Paulo na área de História Contemporânea. Atua principalmente nos seguintes temas: marxismo, América Latina, movimento operário, capitalismo e socialismo.

Sala: Corredor
Email: coggiola@usp.br
Currículo Lattes

Miriam Dolhnikoff

 

 

 

 

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é docente da Universidade de São Paulo e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: representação política, organização institucional do Estado, parlamento.

Sala: Corredor
E-mail: miriamdk@uol.com.br
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa:História Política, Brasil Império

Maurício Cardoso

 

 

 

 

Formado em História pela Universidade de São Paulo (1996), finalizou o mestrado em História Social (USP, 2002) sobre as relações entre Cinema e História através do filme de Leon Hirszman, São Bernardo (1972). Concluiu, em 2007, o doutorado sobre o cinema de Glauber Rocha pela Universidade de São Paulo e pela Université Paris X - Nanterre. Atualmente, é professor doutor no Departamento de História da Universidade de São Paulo, onde ministra disciplinas sobre ensino de História e narrativas e realiza pesquisas sobre produção audiovisual brasileira, indústria cultural e história pública.

Sala: H3
E-mail: maucardoso@gmail.com
Currículo Lattes