História Medieval

Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi

 

 

 

 

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor-doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: idade média, relações de poder, educação, literatura e história. Participa como membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas - LUDENS-USP, atuando junto ao núcleo de Estudos Medievais. É membro do NEAM - Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (UNESP/Assis e Franca), do NEMED - Núcleo de Estudos Mediterrânicos (UFPR), membro-conselheiro da ANPUH - Associação Nacional dos Professores de História, secção São Paulo, membro da ABREM - Associação Brasileira de Estudos Medievais, da SAEMED - Sociedad Argentina de Estudios Medievales, entre outros.
(Texto informado pelo autor)

Sala: O2
E-mail: apmagalh@usp.br
Curriculum Lattes
Linhas de pesquisa: História política.

Orientação dada
Mestrado - Talita Cristina Garcia. “A ascensão histórica do papado segundo Marsílio de Pádua”.
 
Algumas publicações
Artigos
  • A QUESTÃO DA PLENITUDO POTESTATIS EM GUILHERME DE OCKHAM: O SIGNIFICADO DE SUA OBRA POLÍTICA, in Relações de poder, educação e cultura na Antigüidade e Idade Média, org. Ruy de Oliveira Andrade, Santana de Parnaíba: Sollis, 2005.O IMPÉRIO NA HISTORIOGRAFIA ALEMÃ DO SÉCULO XIX. XVIII Encontro Regional de História, ANPUH, Assis, 2006, Revista do IFCH-UNICAMP (no prelo).
  • A PAZ COMO FINALIDADE DO ESTADO SOBERANO: O DEFENSOR PACIS (1324) DE MARSÍLIO DE PÁDUA. ANPUH-RJ, 2006.

Flávio de Campos

 

 

 

 

Formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e doutor em História Social também pela USP (2000). Professor de História Medieval do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre a História dos Jogos desde a Idade Média até a Época Contemporânea. Professor do curso de pós-graduação História Sóciocultural do Futebol. Pesquisador-visitante da Universidade Nova de Lisboa financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2004-2005). Pesquisador-visitante da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2005 e 2007). Coordenador do convênio USP/Cofecub (2005-2008). É o coordenador do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas) que integra pesquisadores da USP, Unicamp, Unesp e Unifesp. (Texto informado pelo autor)

Sala: J2
E-mail: flaviodecampos@usp.br
Currículo Lattes
Linhas de Pesquisa:História da Cultura, Europa Medieval

Marcelo Cândido da Silva

 

 

 

 

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em História Medieval pela Université Lumière Lyon 2, Livre-Docente pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Professor do Departamento de História da USP. É Membro Associado da Société des Historiens Médiévistes de l'Enseignement Supérieur Public Français (SHMESP), Membro associado do Laboratoire de Médiévistique Occidental de Paris (LAMOP, UMR 8589), Pesquisador Associado do CIHAM - Histoire, archéologie, littératures des mondes chrétiens et musulmans médiévaux (UMR 5648), Coordenador do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e da Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais. Atuou como Professor Visitante na École Normale Supérieure de Paris (janeiro de 2005), na Université Lumière Lyon 2 (janeiro e fevereiro de 2006), na Université Laval, no Canadá (janeiro e fevereiro de 2007), na Université Paul-Valéry Montpellier III, na França (maio de 2007), na École des Hautes Études en Sciences Sociales (janeiro de 2009), na Università di Bologna (janeiro e fevereiro de 2013) e na Université Libre de Bruxelles (fevereiro de 2016). Bolsista da Ville de Paris entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, com Projeto de Pesquisa sobre o roubo na Alta Idade Média. É membro do Projeto coletivo "La compétition dans les sociétés du haut Moyen Âge", que reúne pesquisadores europeus e norte-americanos. Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP) entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2016. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
(Texto informado pelo autor)

Sala: O2
E-mail: marinamsouza@usp.br
Currículo Lattes
Linhas de pesquisa:História Política

Algumas publicações:
"Les études en Histoire médiévale au Brésil : bilan et perspectives"
"Les cités et l'organisation politique de l'espace en Gaule mérovingienne au VIe siècle"

Maria Cristina Correia Leandro Pereira

 

 

 

 

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), DEA em História pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1997) e doutorado em História - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Atualmente é professora de História Medieval do Departamento de História da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em História Social da mesma universidade. Coordena o Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais (LATHIMM-USP). Tem pesquisas nas áreas de História, com ênfase em História Medieval, e História da Arte, com ênfase em História da arte medieval e História da arte sacra, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens, arte medieval, arte barroca, arte sacra.
(Texto informado pelo autor)

Sala: M3
E-mail: mariacristinapereira@yahoo.com
Currículo Lattes
Linhas de pesquisa:História da arte Medieval; História das Imagens; História da Arte Sacra

Orientação dada:

Mestrado e Doutorado

Algumas publicações:

Capítulos de livros e artigos:

- La letra y la hoja: las iniciales ornamentadas de la Biblia de Saint-Bénigne de Dijon (BM Dijon 2). In: FOGELMAN, Patricia. (Org.). Religiosidad, cultura y poder. Temas y problemas de la historiografía reciente. 1 ed. Buenos Aires: Lumière, 2010, p. 47-59.
- A ornamentalidade do sangue em imagens tardo-medievais e barrocas da Paixão. In: Actas del III Simposio Internacional sobre religiosidad, cultura y poder, 2010, Buenos Aires.
- Poderes e utilizações das imagens religiosas na América colonial: o caso do jesuíta Antônio Sepp. Revista Imagem Brasileira, 4, 2009
- Dos detalhes nas imagens: dois afrescos do ciclo franciscano da basílica superior de Assis. In: Anais do VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2009, Vitória.
- As Tábuas de Cânones em manuscritos iluminados do Ocidente cristão. In: Anais eletrônicos do VII Encontro Regional da ANPUH - ES, 2008.
- Identidades cambiantes: transformações iconográficas na imaginária barroca. In: Atas do IV Congresso Internacional do Barroco Íbero-americano. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.