História Moderna

Adone Agnolin

 

 

 

 

Graduação em Filosofia e especialização em História das Religiões, junto à Università degli Studi di Padova (1987), Itália. Doutorado em Sociologia (1998) e Pós-Doutorado em História Social (2000-2003), junto à Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Desde 2003, Professor Doutor em História Moderna no Departamento de História da Universidade de São Paulo. Já integrante do Projeto Temático de pesquisa, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), "Missões Cristãs e Populações Indígenas: o problema da mediação cultural" e do Projeto Temático "Dimensões do Império Português", do Departamento de História - FFLCH-USP, Cátedra 'Jaime Cortesão' e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): no interior do qual foi, finalmente, coordenador do Núcleo Temático "Religião e Evangelização". Atua, sobretudo, na área de História Moderna, com ênfase em História Moderna e Colonial, História das Religiões, História da Reforma e da Contra-Reforma, Catequese e Missionação, Colonização e Mediação Cultural entre Europa, América e Ásia, Antropologia Histórica.
(Texto informado pelo autor)

Sala: N2
E-mail: adone@usp.br
Curriculum Lattes
Linhas de pesquisa: História Moderna e Colonial; História das Religiões; Catequese, Missionação e Mediação Cultural entre Europa, América e Ásia; Antropologia Histórica.

Orientação dada
Mestrado e Doutorado.
 
Algumas publicações
Livros
  • O APETITE DA ANTROPOLOGIA - O Sabor Antropofágico do Saber Antropológico: alteridade e identidade no caso tupinambá. São Paulo, Associação Editorial Humanitas, 2005.
  • JESUÍTAS E SELVAGENS - A Negociação da Fé no encontro catequético e ritual americano - séculos XVI-XVII. São Paulo, Humanitas/FAPESP, 2007.
Artigos
Capítulos de livros
  • Catequese e Tradução: gramática cultural, religiosa e lingüística do encontro catequético e ritual nos séc. XVI-XVII. In: "Deus na Aldeia: missionários, índios e mediação cultural". Paula Montero (Org.). São Paulo, Editora Globo, 2006.

Henrique Soares Carneiro

 

 

 

 

Possui mestrado e doutorado em História Social pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (1997). É professor de História Moderna da Universidade de São Paulo. Foi professor de História do Brasil República, na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de História, onde leciona e desenvolve pesquisas em História da Alimentação, das Bebidas e das Drogas.
(Texto informado pelo autor) Sala:corredor

Sala: Corredor
E-mail: henricarneiro@uol.com.br
Currículo Lattes
Linhas de pesquisa:História da alimentação, das bebidas e das drogas na época moderna.

Orientação dada
Mestrado e doutorado
 
Projetos em andamento
  1. O álcool destilado na época moderna. Médicos, filósofos e economistas diante da embriaguez entre os séculos XVI e XVIII;
  2. Transformações no saber, na cultura e nas técnicas culinárias no Brasil;
  3. O uso comparado de psicoativos na América colonial e pré-colombiana;
  4. A história do psicodelismo e das culturas das drogas no Brasil contemporâneo.
 

Maria Leda Oliveira Alves da Silva

 

 

 

 

Possui graduação (1994) e mestrado (1997) em História pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em História e Teoria das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa (2007). Professora de História Moderna, da Universidade de São Paulo, e pesquisadora do Centro de História da Cultura, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente desenvolve trabalho de pesquisa sobre o Brasil na cartografia portuguesa (1500-1650) e na área de Historiografia Moderna (séculos XVI-XVII). Áreas de interesse: Ideias Políticas no Império português (séculos XVI e XVII), Historiografia Barroca, História Moderna, Historia do Brasil e Edição de texto.
(Texto informado pelo autor)

Sala: J2
E-mail: marialedaoliveira@usp.br
Currículo Lattes