Professor Doutor

Ana Maria de Almeida Camargo

 

 

 

 

Graduada em História pela Universidade de São Paulo 1996, com doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1974). Atualmente é Professora Doutora na  Universidade de São Paulo. Possui experiência em História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História. Sua linha de pesquisa compreende trabalhos relativos à arquivística,  documentação, periódicos, atividades junto ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e à imprensa brasileira. (Texto informado pelo autor)

Sala: I3
Email: amcamar@usp.br  amcamar22@gmail.com
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Historiografia, documentação, Arquivística.  
 

Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi

 

 

 

 

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor-doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: idade média, relações de poder, educação, literatura e história. Participa como membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas - LUDENS-USP, atuando junto ao núcleo de Estudos Medievais. É membro do NEAM - Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (UNESP/Assis e Franca), do NEMED - Núcleo de Estudos Mediterrânicos (UFPR), membro-conselheiro da ANPUH - Associação Nacional dos Professores de História, secção São Paulo, membro da ABREM - Associação Brasileira de Estudos Medievais, da SAEMED - Sociedad Argentina de Estudios Medievales, entre outros.
(Texto informado pelo autor)

Sala: O2
E-mail: apmagalh@usp.br
Curriculum Lattes
Linhas de pesquisa: História política.

Orientação dada
Mestrado - Talita Cristina Garcia. “A ascensão histórica do papado segundo Marsílio de Pádua”.
 
Algumas publicações
Artigos
  • A QUESTÃO DA PLENITUDO POTESTATIS EM GUILHERME DE OCKHAM: O SIGNIFICADO DE SUA OBRA POLÍTICA, in Relações de poder, educação e cultura na Antigüidade e Idade Média, org. Ruy de Oliveira Andrade, Santana de Parnaíba: Sollis, 2005.O IMPÉRIO NA HISTORIOGRAFIA ALEMÃ DO SÉCULO XIX. XVIII Encontro Regional de História, ANPUH, Assis, 2006, Revista do IFCH-UNICAMP (no prelo).
  • A PAZ COMO FINALIDADE DO ESTADO SOBERANO: O DEFENSOR PACIS (1324) DE MARSÍLIO DE PÁDUA. ANPUH-RJ, 2006.

Antonia Terra de Calazans Fernandes

 

 

 

 

Possui graduação, licenciatura e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Foi professora do Departamento de História da PUC-SP. Atualmente é professora do Departamento de História da FFLCH - USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, livros didáticos, educação de jovens e adultos, memória e currículo de história.
(Texto informado pelo autor)

Sala: Corredor
E-mail: antoniacalazans@gmail.com
Currículo Lattes
Linha de pesquisa: Ensino de História Indígena, Ensino de História, História Oral.

Carlos de Almeida Prado Bacellar

 

 

 

 

É graduado em História pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1987) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo. É Presidente do Conselho Supervisor do SIBi - Sistemas Integrado de Bibliotecas da USP desde fevereiro de 2015. Foi Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo (2007-2013). Foi membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, São Paulo (2010-2015), e é membro do Conselho Consultivo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo desde julho de 2014. Foi diretor do CEDHAL/Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da FFLCH/USP (2006-2007)), e supervisor técnico-científico do Museu Republicano Convenção de Itu/USP (2004-2007). Desenvolve projetos na área de Demografia Histórica e História Social da População, com enfoque nos seguintes temas: história da família, demografia da escravidão, compadrio e elites agrárias. Pesquisador em Produtividade em Pesquisa/CNPq, nível 1D.
(Texto informado pelo autor)

Sala: N2
E-mail: cbacellar@usp.br
Curriculum Lattes
Linhas de Pesquisa: Escravidão e História Atlântica, Brasil Colonial / História da Família / Demografia Histórica.

Daniel Strum

 

 

 

 

É professor e pesquisador do Departamento de História da Universidade de São Paulo, na área de Brasil Colônia. Foi pesquisador visitante na Universidade de Yale e pós-doutorando na Universidade de Stanford. É mestre e doutor em história pela Universidade Hebraica em Jerusalém e graduado em economia pela Universidade de São Paulo. Pesquisa os instrumentos, estratégias e mecanismos ? oficiais e informais ? que promoviam a integração e expansão dos mercados no comércio transatlântico no período colonial e os condicionamentos tecnológicos, políticos, sociais, legais e religiosos a que estava sujeito. (Texto informado pelo autor)

Sala: L4
Email: danistrum@gmail.com
Currículo Lattes

Páginas