Prezados (as) Alunos (as),

 

Reservamos este espaço para responder algumas perguntas frequentes, levantadas durante a pandemia. 

 


  • Qual é o prazo máximo para a exclusão de disciplinas na matrícula do primeiro semestre de 2020?

R: Os pedidos de exclusão de disciplinas serão aceitos até o dia 22/05/2020, sexta-feira.


  • Como posso solicitar a exclusão de disciplinas na matrícula do primeiro semestre de 2020?

R: As solicitações de exclusão e/ou trancamento de disciplinas deverão ser realizadas exclusivamente através de email (sageohist@usp.br), devendo o aluno utilizar seu email institucional e informar nome completo, número USP e dados da disciplina em questão (código e nome).


  • É possível manter menos do que o mínimo de créditos (12) para a matrícula do primeiro semestre de 2020?

R: Excepcionalmente este semestre, devido às condições decorrentes do isolamento social, não haverá obrigatoriedade na quantidade de créditos mínimos para matrícula.


  • É possível realizar o trancamento parcial de matrícula no primeiro semestre de 2020?

R: O trancamento parcial poderá ser solicitado via e-mail (sageohist@usp.br) no período entre 25/05/2020 a 20/06/2020.


  • Como vão se dar as avaliações e frequência?

R: Cada professor buscará soluções com seus alunos e alunas.


  • Há possibilidade de trancar todas as matérias sem implicar em consequências no histórico?

R: De acordo com a Seção de Alunos da História e Geografia:

     "A exclusão não constará do histórico escolar, mas o trancamento parcial ficará registrado no histórico escolar". 


  • Com a volta das atividades, ainda que remotamente, a parte administrativa da FFLCH também volta? Se sim, haverá alguma possibilidade, também remota, de quem já entrou com a papelada de pegar os diplomas?

R: Não haverá qualquer atendimento presencial por enquanto. Sobre o Diploma, a Comissão de Graduação (CG) encaminhou um pedido para que as Colações de Grau pudessem se realizar à distância. Por enquanto isso não é possível. 


  • Como se dará o acesso às leituras obrigatórias/de apoio?

R: Cada docente buscará soluções com seus alunos e alunas. 


  • Quem tem bolsa de Iniciação Científica (CNPq ou FAPESP) pode remover todas as disciplinas da grade? Isso resultaria na perda da bolsa?

R: O/a aluno/a  que realiza a pesquisa de Iniciação Científica e o projeto está inserido no sistema Atena precisa estar matriculado/a na graduação ou na licenciatura para receber a bolsa.


  • Qual o prazo para que os docentes publiquem seus novos programas do 1º semestre?

R: O pedido do Departamento de História era de que todos os docentes comunicassem seu cronograma e estratégias até 18/05/2020. Se não houve informações a esse respeito, até o momento, entre em contato com seu professor/a.


  • O que já sabemos sobre o 2º semestre de 2020?

R: O próximo semestre terá início após a Semana da Pátria e se encerrará em meados de dezembro.


  • Será possível pedir aproveitamento de estudos remotamente? 

R: Não.


  • O período de matrícula para o próximo semestre será alterado ou permanece o mesmo?

R: Por enquanto não houve alteração no período de matrícula.


  • Quanto tempo durará cada aula online? O Departamento de História vai seguir outros institutos com aulas que durem o tempo programado ou cada docente terá liberdade de estipular o tempo de aula que desejar?

R: Cada docente buscará soluções com seus alunos e alunas.


  • Alguns docentes ainda não se manifestaram (provavelmente com dificuldades técnicas). Como podemos entrar em contato com eles para saber o que vai acontecer? 

R: Por gentileza, envie um e-mail para o docente, com cópia para a CoC (censinodh@usp.br)


  • Haverá recesso?

R: Haverá, entre o primeiro e o segundo semestre de 2020, apenas o intervalo da Semana da Pátria.


  • Os docentes vão adotar uma plataforma comum? 

R: Não.