Leila Maria Gonçalves Leite Hernandes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de Católica de São Paulo (1993). Desde 1998 é docente e pesquisadora de História da África do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e desde 2005 é Professora Livre-Docente. Trabalha com História da África, principalmente com os seguintes temas: colonialismos, resistências e diálogos, movimentos de independência e nacionalismos. É autora dos livros: Os filhos da terra do sol: formação do estado-nação em Cabo Verde. SP:Selo Negro Ed., 2002,(224 p.); A África na sala de aula- visita à história contemporânea. SP:Selo Negro Ed., 2005 (1a. ed.); 2008 (2a ed.); 2010 (3a.ed.),(678 p.); Memória e História: Administração para o Desenvolvimento. Praia (Cabo Verde):Secretaria do Estado da Administração Pública, 2011 (450p).

Sala: I2
E-mail: leila.h@uol.com.br
Linhas de Pesquisa:História dos Movimentos e das Relações Sociais, História Política, África Contemporânea, Resistência e movimentos de independência dos territórios colonizados por Portugal em África - séculos XIX e XX

Orientação dada
Mestrado e Doutorado.

• Movimentos de resistência na África.
  • Anotações Preliminares sobre a sociedade caboverdiana.
  • Movimentos político-ideológicos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.