EVENTOS ATUAIS E FUTUROS 

EVENTOS ANTERIORES:

10 anos desde as Jornadas de Junho de 2013: reflexões críticas

Segunda e terça-feira dias 5-6 de junho, Auditório Nicolau Sevcenko, Prédio de História e Geografia, FFLCH-USP. Evento será gravado e/ou transmitido. Organização: Departamento de História, USP

 

Segunda-feira, 5 de junho

1) 17-19h, Os governos petistas, 2003-2016: expectativas e realidades

-Lucas Legume, Movimento Passe Livre em 2013

-Joana Salém, Doutora em História, USP

-Ruy Braga, Professor de Sociologia, USP

 

2) 19h30-21h30h Movimentos Operários e Sociais no Brasil e no Mundo no século 21

-Mauricio Costa, Professor, geógrafo, fundador e coordenador da Rede Emancipa de Educação Popular

-Jonas Medeiros, Cebrap, Doutor em Educação, Unicamp

-Andréia Galvão, Professora de Ciência Política, Unicamp

 

Terça-feira, 6 de junho

3) 17-19h, A Ascensão da Extrema Direita no Brasil

-Camila Rocha, Cebrap, Doutora em Ciência Política, USP

-Odilon Caldeira Neto, Professor de História Contemporânea, Universidade Federal de Juiz de Fora 

 

4) 19h30-21h30, 10 anos desde as Jornadas de Junho de 2013: reflexões críticas

-Mayara Vivian, Movimento Passe Livre em 2013

-Giovanna Marcelino, Doutorando em Sociologia, USP

-Aldo Sauda, Mestre em Ciência Política, Unicamp

-Leticia Parks, MRT, mestrando em História, USP

Sean Purdy, Professor Doutor II, Departamento de História, Universidade de São Paulo

 

cartaz homenagem

 

image 8

image 6

 

image 2

 

O comunismo nos arquivos.

 

 

 

 

 

 

 

 DATA: 25/10/2021 HORÁRIO: 17h00-19h00.

 


 

 



DATA: 19/10/2021 HORÁRIO: 16h00

Tania


Inscrições: https://seminarioposdocdh2021.4.events/


DATA: 19/08/2021 HORÁRIO: 17h30

JORNADAS FEMINISTAS - MULHERES DE FÉ: SACERDÓCIO FEMININO NA UMBANDA

 

evento


DATA: 8 e 9 de setembro de 2021

WEBINARIO - Portugal e os 60 anos da guerra colonial

Os conflitos desencadeados em 1961 assinalaram o início de um período de guerras no então espaço colonial português. Numa época em que um expressivo número de territórios em África libertava-se do jugo colonial, começava em Angola, seguida pela Guiné e por Moçambique, os mais longos ciclos de guerras de independência do continente, disputadas em diversas frentes e diversas formas em cada um destes espaços e que chegariam a termo apenas com a revolução de 25 de abril de 1974. 

Urdida durante o Estado Novo, a guerra colonial se desenrolou sob um regime de censura que se acirrou ainda mais nos primeiros anos do conflito, fazendo com que a população portuguesa na metrópole recebesse notícias selecionadas e esparsas sobre o curso dos acontecimentos, quase sem imagens ou sons. Ao longo dos seus treze anos, a guerra colonial mobilizou cerca de 1% da população residente na metrópole. Durante o seu período, entre os países ocidentais, esta porcentagem só não excedeu o contingente militar mobilizado por Israel [1] . Cabe ressaltar ainda que o recrutamento para o exército português não se limitou ao perímetro do território metropolitano: nos últimos anos dos conflitos, 38,7% dos combatentes eram recrutados in loco. Em Moçambique representavam 53,6% do contingente militar; em Angola chegavam a 42,4% e na Guiné eram 20,1% do total [2]. 

Nas últimas décadas, tanto os estudos historiográficos como os realizados em outras áreas das ciências humanas sobre a guerra colonial têm redimensionado o debate a partir de novas abordagens metodológicas e da abrangência de fontes históricas diversificadas, a fim de transpor as limitações dos registros oficiais. Em Angola, Guiné e Moçambique, os efeitos da guerra se estenderam sobre as dezenas de milhares de vítimas, entre elas, militares, guerrilheiros e civis e encetaram uma dinâmica de migrações, assim como crises econômicas e sociais diversas. Para o planejamento, articulação e viabilização da guerrilha nestes cenários de operações, foi indispensável aos movimentos de libertação contar com redes de apoio transnacional, que envolviam os países adjacentes, além de outros países dentro e fora do continente. 

Como resultado dos desgastes advindos da guerra colonial, o Movimento das Forças Armadas (MFA), protagonista dos acontecimentos de 25 de abril de 1974, colocou termo ao regime ditatorial do Estado Novo. A partir daí, ascendeu em Portugal um período revolucionário, marco inaugural da democracia portuguesa, ao passo que em Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique e São Tomé teve início o processo transição para independências, sob o governo dos movimentos de libertação.

Ainda que o fim da guerra tenha assinalado a desagregação do império português, seus efeitos ecoaram pelas décadas subsequentes e ainda hoje se fazem sentir. Nos países africanos recém-independentes, os desdobramentos da guerra colonial foram determinantes para os rumos dos jovens regimes, na construção de alianças nacionais e transnacionais, e em alguns casos, no desenrolar de novos ciclos de conflitos. Já em Portugal, o fim da guerra legou, entre outros desdobramentos políticos e sociais, um contingente de portugueses que regressava das antigas colônias ou do exílio. Aproximando-se à casa dos dois dígitos percentuais da população que então vivia em Portugal, esta expressiva alteração no quadro populacional está inscrita em um período de reelaboração da identidade nacional e do despontar de novos olhares em torno da memória e da narrativa histórica. 

A partir da efeméride dos sessenta anos do início da guerra colonial, o Webnário Portugal e os 60 Anos da Guerra Colonial propõe reexaminar este processo e seus desdobramentos na construção da memória pública, do imaginário social e das narrativas historiográficas sobre seus efeitos em Portugal. 

[1] CANN, John P. Counterinsurgency in Africa. The Portuguese way of war, 1961-1974. Westport,

Connecticut: Greenwoord Press, 1997, p. 106.

[2] DOMINGUES, Francisco Contente; MONTEIRO, João Gouveia; TEIXEIRA, Nuno Severiano. História

Militar de Portugal. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2017, p. 542.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

1

 


DATA: 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2021      

Iº Seminário Internacional de Pós-doutorado História Social USP

O Departamento de História da Universidade de São Paulo convida a todas e todos os pós-doutorandos do seu programa, e também aos regularmente vinculados a programas de pós-doutoramento do Brasil e do exterior, a participarem de seu 1º Seminário Internacional de Pós-doutorado: Programa de História Social da USP, a ser realizado nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2021, em modo virtual.

O Seminário pretende discutir avanços de pesquisa de seus participantes, sempre em tópicos avançados do debate especializado que dialoguem com quaisquer das temáticas fundamentais das sete linhas de pesquisa do Departamento, a saber: Escravidão e História Atlântica; História dos Movimentos e das Relações Sociais; História Política; História da Cultura; História, Cultura e Poder; História da Ciência e da Técnica; e Cultura Material e Visual, Historiografia e Documentação. Para mais detalhes sobre as linhas, consulte-se: http://ppghs.fflch.usp.br/pt-br/linhas-de-pesquisa

Inscrições para as comunicações no evento deverão ser feitas pelo e-mail seminarioposdocdh@usp.br, com o preenchimento de um formulário do Google Docs, até o dia 31 de agosto.

Solicita-se, no ato de inscrição, os seguintes itens e informações: a) nome; b) título da apresentação; c) comprovante de vínculo institucional; d) nome do supervisor; e) país; f) resumo, com até 2000 caracteres com espaços; g) mini currículo, com até 500 caracteres com espaços; h) e-mail; i) e telefone fixo ou celular para contato (preferencialmente, número com WhatsApp ativo).

Serão fornecidos certificados de participação. Resumos expandidos serão publicados nos Cadernos do evento.

Atenciosamente,
A Comissão Organizadora

evento

 


DATA: 22/07/2021      HORÁRIO: 17h30

DIÁLOGOS IBÉRICOS. 

MESA VIRTUAL

diálogos ibéricos


 

DATA: 28/06/2021      HORÁRIO: 18h00

7º encontro virtual história ambiental em tempos extremos
sustentabilidade e desenvolvimentismo no Brasil: consensos e dissensos nas políticas públicas de geração de energia
 
Segunda feira, 28 de junho, às 18h, via Google Meet

Apresentação: Cássia Natanie Peguim (doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História e Sociedade da Unesp-Assis)

Organização: GT de História Ambiental da ANPUH-SP
Haverá certificação para os participantes.

DATA: 11/06/2021      HORÁRIO: 17h30

O Departamento de História da USP convida seu corpo docente, discente e técnico-administrativo para o Encontro "Academia e Movimentos Sociais: Diálogos Fundamentais no Século XXI", no dia 11 de junho, às 17h30, reunindo a professora-pesquisadora Dra. Marta Gouveia de Oliveira Rovai em uma conversa sobre as relações éticas entre a academia e os movimentos sociais minoritários.

A transmissão será feita via canal do Departamento de História no Youtube.

 

jornadas feministas


​​​​​​DATA: 07/06/2021      HORÁRIO: 17h00

homenagem

 


 DATA: 29/04/2021      HORÁRIO: A partir das 14h00

Abril Indígena: Acadêmicos Indígenas e Pesquisa em Antropologia.

Promovido pelo Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo, CEstA-USP, e apoiado pela Comissão Permanente de Ações Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, COPAF/PPGAS-USP, o evento reunirá cerca de trinta acadêmicos indígenas de todas as regiões do Brasil para dialogar sobre suas pesquisas e trajetórias de vida, abarcando as mais variadas temáticas e contextos. Com um intuito múltiplo, procura-se estabelecer um espaço de recepção para os novos ingressantes indígenas do PPGAS/USP, possibilitando, desde sua entrada, conexões com pesquisadores indígenas de outras regiões. O ciclo se agrega a outros eventos que compõem as atividades do abril indígena por todo o país, ajudando a tornar cada vez mais constante a presença e o protagonismo indígenas também nos espaços acadêmicos. Programa disponível na página do CEstA-USP (https://cesta.fflch.usp.br/node/1507)

 

CEstA

 


DATA: 04/05/2021      HORÁRIO: 18h00

A toda a comunidade do DH,

Gostaríamos de convidar para a segunda mesa de debates do evento TRANSVERSANDO, organizado pelo Departamento de História da USP, que ocorrerá na próxima terça, dia 4/5, às 18h. O tema é: "Educação: Ação, Subjetividade e Espaço Identitário. Ensino Superior". Com mediação do Prof. Dr. Rodrigo Ricupero (DH-USP/ADUSP), receberemos a Profa. Dra. Gabrielle Weber Martins (EEL-USP). 

A mesa será transmitida pelo canal do Youtube do Departamento de História

As perguntas para a mesa podem ser enviadas ao email: transversandousp2021@gmail.com

Transversando

 


DATA: 27/04/2021     HORÁRIO: 17h00

 Convidamos a todas e todos para o segundo evento de nossas Jornadas Feministas no DH, que acontecerá amanhã, dia 27/4, às 17h: a mesa de debates 27/4: Dia da Trabalhadora Doméstica. Diálogos e trajetórias em torno do trabalho doméstico.

Reunindo as pesquisadoras Luana Tolentino e Lorena Silva Telles e, em referencia a milhões de trabalhadoras domésticas, pretende-se colocar em tela não apenas as raízes históricas da desvalorização do trabalho feminino doméstico, mas também alguns dos desafios enfrentados no tempo presente, entre eles, o acirramento das tensões na vida e no exercício do trabalho durante a pandemia.

O evento será transmitido pelo canal do youtube do Departamento de História da USP.

Contamos com sua presença!

evento

 


DATA: 27/04/2021     HORÁRIO: 19h

Conferência de abertura do primeiro semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em História Social – USP / 2021, 

Uma antropóloga rebelde fala a historiadores. Rita Laura Segato (UnB)

 

Data: 27/04/2021, às 19 horas

"Em 2021 recebeu o prêmio The Frantz Fanon Prize da Caribbean Philosophical Association por sua trajetória e em 2020 recebeu o Premio El Colegio de México. Daniel Cosío Villegas en Ciencias Sociales."

Loca: Canal FFLCH USP  

https://youtu.be/-3mwjvhFpqE  

Conferência

 

 


DATA: 06/04/2021     HORÁRIO: 18h

"Militância e ativismo político na universidade"

Gostaríamos de convidar para a primeira mesa do evento TRANSVERSANDO, organizado pelo Departamento de História da USP, que ocorrerá na próxima terça, dia 6/4, às 18h. O tema é: "Militância e ativismo político na universidade". Com mediação da Profa. Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi, receberemos a Coletiva Intertransvestigênere Xica Manicongo. 

A mesa será transmitida pelo canal do Youtube do Departamento de História. 

As perguntas para a mesa podem ser enviadas ao email: transversandousp2021@gmail.com.

Cartaz "Militância e ativismo político na universidade"


 

DATA: 08/03/2021     HORÁRIO: 19h

"Feminismos na Academia: Militância e Pesquisa"

O Departamento de História da USP convida seu corpo docente, discente e técnico-administrativo para o Encontro "Feminismos na Academia: Militância e Pesquisa", no dia 8 de março, às 19h, reunindo os grupos de estudo e pesquisa sobre gênero e coletivos feministas da FFLCH.

Já confirmaram presença:

Coletivo Feminista Maria Bonita;

Coletivo Feminista Lélia Gonzalez;

Coletivo Intertransvestigênere Xica Manicongo;

GAAI – Grupo de Pesquisa Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens;

GEPÔ – Grupo de Estudos de Gênero e Politica, DCP/ FFLCH;

GRUPEG-HIST – Grupo de Pesquisa em História e Gênero, História/USP;

Grupo de Pesquisa Ana Gertrudes, mulher da terra: por uma história social dos grupos subalternos no sul global;

Grupo de Pesquisa Maternidade e Escravidão;

Messalinas – Grupo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade na Antiguidade;

NÓS – Núcleo de Sociologia, Gênero e Sexualidade, DP/FFLCH;

Projeto M.A.P – Projeto Mulheres na América Portuguesa;

Rede Não Cala.

A transmissão será feita via canal da FFLCH no Youtube: https://youtu.be/wS8liKkBzAA

"Feminismos na Academia: Militância e Pesquisa"

 

 

 

Departamento de História convida:

Não perca a estreia do canal História USP no YouTube! Será nesta quinta (3/9), às 18h, com apresentação do professor Dr. João Paulo Pimenta, chefe do Departamento de História da USP.

A estreia será durante o Seminário PPGHS: Linhas de Pesquisa 2020, na sala virtual Nicolau Sevcenko.

Para se inscrever no canal e também acompanhar ao vivo a estreia, acesse https://linktr.ee/historiausp

Por esse link você também pode se inscrever gratuitamente no Seminário, que será realizado de 1 a 4/9. 
 

dh

 


Revista de História:

Maria Ligia

..................................................................................................................................................................................................................................

Revista de História:

Natalino

..................................................................................................................................................................................................................................

Revista de História:

Flavio

..................................................................................................................................................................................................................................

Revista de História:

Ana Paula Tavares

..................................................................................................................................................................................................................................

Revista de História:

Schapo

..................................................................................................................................................................................................................................

Revista de História:

..................................................................................................................................................................................................................................

Revista de História:

Marquese - Rev Hist

..................................................................................................................................................................................................................................

Revista de História:

Alambert - Rev Hist..................................................................................................................................................................................................................................

CEMA convida:

Palestra Navarrete CEMA

..................................................................................................................................................................................................................................

 
 
 

..................................................................................................................................................................................................................................

 


LabMundi-USP & Finisterra_lab convidam para a conferência:

 
"Comunicação no governo do Império Espanhol: um projeto de pesquisa baseado no caso das Filipinas (1565-1609)", com o Prof. Dr. Guillaume Gaudin (Casa de Velázquez - Université de Toulouse).
 
Dia: 24 de outubro (5a. feira) 
Horário: 17h30 das 19h30
Local:  Sala de Vídeo do DH
 

 

..................................................................................................................................................................................................................................

..................................................................................................................................................................................................................................

 

   

 

..................................................................................................................................................................................................................................

Seminário organizado pela Profa. Dra. Maria Helena P.T. Machado
Maiores Informações: 
http://www.iea.usp.br/eventos/tinta-negra-papel-branco

..................................................................................................................................................................................................................................

 

..................................................................................................................................................................................................................................

 

..................................................................................................................................................................................................................................

..................................................................................................................................................................................................................................

Grupo de Pesquisa Idade Média e Humanidades Digitais 

convida para a conferência da Professora Maria Clara Paixão de Sousa, do DLCV, intitulada As “Humanidades Digitais” e os ofícios da memória,
Data/Horario  dia 16.09, às 17h
Local: Cátedra Jaime Cortesão. 

..................................................................................................................................................................................................................................

 

 

 

Jornada

III Jornadas “História Moderna em Foco”,  EFLCH-Unifesp

DATA: 10 a 12 Setembro

Local: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-Unifesp), campus Guarulhos.

MAIORES INFORMAÇÕES: Confira a nossa página do Facebook, o nosso blog ou envie um e-mail para: modernaemfoco@gmail.com.

APOIO: DH-USP.

 

 

 

..................................................................................................................................................................................................................................

..................................................................................................................................................................................................................................

Palestra

Memórias de guerra, Holocausto e comunismo na Polônia
Renata Siuda-Ambroziak, PhD

Data: 23 de agosto de 2019
Horáro: 14h00 às 16h00
Local: Auditório Fernand Braudel (DH/FFLCH/USP)
Observação: A palestra será em português

Renata Siuda-Ambroziak é Vice-Diretora do Institute of the Americas and Europe, University of Warsaw; Coordenadora do Brazilian Studies Research Group at the American Studies Center, University of Warsaw.; Editora da Revista del CESLA. International Latin American Studies Review (www.revistadelcesla.com)

Organização: Programa de Pós-Graduação em História Social

Apoio: CAPES/ PRINT e LEER/DH/USP

..................................................................................................................................................................................................................................

 

..................................................................................................................................................................................................................................

Finisterra_lab  - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre os Impérios Ibéricos na Época Moderna (séculos XV-XVIII) - convida para o seminário:
 
 
OFERTA E CIRCULAÇÃO DE MOEDA NACIONAL E PROVINCIAL NO BRASIL COLÔNIA (1688-1808)
 
 
Fernando Cerqueira Lima (Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Rita Martins de Sousa (Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa)
 
SEMINÁRIO DE PESQUISA FINISTERRA_LAB
29.07.2019 (segunda-feira) às 15hs, na sala da seminários do CAPH
 
 
 
 
Apoio: Programa de Pós-graduação em História Social da USP

 

 

 

 

SEMINÁRIO DO LEHA
Laboratório de Estudos de História das Américas – Departamento de História / USP
Data: 7 de junho de 2019, sexta-feira.

PROGRAMAÇÃO

Exposição Teórica: 9h30 - (sala Nelson Weneck Sodré)
Professora Alejandra Mailhe - Pesquisadora do Conicet e Professora titular de História das ideias da Argentina e da America Latina na Universidade Nacional de La Plata.
Título: A mestiçagem cultural no ensaismo latino-americano dos anos vinte e trinta do século XX
Apresentação de Pesquisas: 14h - (sala de vídeo)
Nome: Newman di Carlo Caldeira. (PPGHS/USP)
Título: Trabalho escravizado e fronteiras: as movimentações internacionais de fuga do Brasil em direção à Bolívia (1825-1867).
Nome: Renato Adura Martins (PPGHS/USP)
Título: Entre Ariel e Caliban: escrita da história e da ficção na comparação das Américas de Francisco García Calderón e Sérgio Buarque de Holanda (1912-1959).
Nome: Karla Carloni (PPGHS/USP)
Título: Dançar jazz no RJ: gênero, transgressão e modernidade (1919-1939).
Mediador: Ana Beatriz Mauá Nunes (PPGHS/USP)
Coordenadora: Profª Drª. Stella Maris Scatena Franco (DH - USP).

 

Perspectivas

Uma metrópole musical: SP no início do século XX 

DATA: 04/06/2019 a 04/07/2019
LOCAL: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista - São Paulo.

INSCRIÇÕES ABERTAS

SITE DO EVENTO: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/uma-metropole-musical-sp-no-inicio-do-seculo-xx

 

 

Simpósio

III Simpósio Império e Colonização

DATA: 5 a 7 de junho de 2019

LOCAL: Prédio de História e Geografia

INSCRIÇÕES ABERTAS: até 30.04.2019

SITE DO EVENTO: http://asc.fflch.usp.br/simposio

ORGANIZADORES: Grupo de Pesquisa Antigo Sistema Colonial: Estrutura e Dinâmica. 

APOIO: Cátedra Jaime Cortesão e Programa de Pós-Graduação

 

 

Charlotte de Castelnau L' Estole

 

Páscoa e seus dois maridos

Uma escrava entre Angola, Brasil e Portugal no Século XVII69 a.C.)

 

DATA: 03/06

HORÁRIO: 17h
LOCAL: Sala de Vídeo do DH

 

 


 
PROGRAMAÇÃO:
10:30 – Débora Leonel Soares (Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, MAE-USP)
“Haciendo hablar los huacos: curanderismo, huaqueo e patrimônio arqueológico na costa norte Peruana”,
11:00
 – Eduardo Natalino dos Santos (Departamento de História, FFLCH-USP)
"Espaço-tempo e agentes nas cosmologias e histórias ameríndias dos Andes Centrais"
11:30 – Luís Cayón (Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília) “Cacicazgos? Sistemas regionales? Una mirada amazónica sobre los Andes orientales colombianos”.
12:00 – Gary Urton (Departamento de Antropologia, Universidade Harvard)
“La cosmología radial: un paradigma de asentamientos y centros rituales en los andes y en la amazonía”.
12:30
 – Eduardo Góes Neves (Museu de Arqueologia e Etnologia, USP)
“Convergências e divergências nas dinâmicas políticas da antiga da América do Sul”
13:00 – 13:30 DISCUSSÃO

AS APRESENTAÇÕES SERÃO EM ESPANHOL
 
 
 

Simpósio

Relações Pretéritas entre os Andes e a Amazônia: Novas Idéias sobre um Antigo Debate

DATA: 30/05/2019, 30.05.2019
LOCAL: sala 3 do MAE - Av. Prof. Almeida Prado, 1466, 05508-070 Cidade Universitária

 
   

Seminário

Seminário Permanente: Caminhos da Pesquisa

Com a Profa. Marina de Mello e Souza

DATA: 21/05
HORÁRIO: 18h
LOCAL: Sala de Vídeo do DH

OFERECIMENTO: Revista Epígrafe/DH/FFLCH

   

Seminário

Seminários de Cartografia Histórica (LECH-LabIEB-CJC)

Os Passos Perdidos: Cartografia & Relatos de Viagem

DIA: 13 de Maio de 2019
LOCAL: IEB-USP - Auditório 2

 

Conferência – 18:00hs

História e cartografia nas pegadas de Simón Bolívar: A expedição de Hiram Bingham de Caracas a Bogotá, 1996-1907.

Profa. Dra Jordana Dym, Skidmore College (USA)
Editou: Mapping Latin America: A Cartographic Reader (2011)

   

Congresso

Negacionismos e Revisionismos: o conhecimento histórico sob ameaça

DATA: 7 a 9 de maio de 2019
LOCAL: Auditório Nicolau Sevcenko - Prédio de História e Geografia
ORGANIZADORES: Programa de Pós-Graduação em História Social/DH
TAXA: Gratuito
OBSERVAÇÕES: Não haverá inscrição. 
 

TRANSMISSÃO AO VIVO: https://www.youtube.com/watch?v=CronyKFsZj8
 

TEXTO SÍNTESE NEGACONISMO: Clique Aqui

Seminário

O Seminário "Tópicos em História do Antigo Oriente Próximo" apresenta: 

Interrogando Identidades: expansão imperial e domínio na Núbia sob a XVIII Dinastia egípicia (1550-1069 a.C.)

Apresentação de Pesquisa: Maria Carolina Rodrigues (mestranda - DH/FFLCH)

DATA: 21.05.2019, das 17 às 19h00

LOCAL: Sala 8 - Dep. de Geografia (FFLCH-USP)

   

Seminário

Tópicos em História do Antigo Oriente Próximo

apresenta

O estudo interdisciplinar da Bíblia Hebraica: um desafio acadêmico, apresentação com a Profa. Dra. Suzana Chwartz (FFLCH/USP)

 

DATA: 30.04.19, das 17h às 18h30

LOCAL: sala 10 do Dep. de Geografia, prédio de História e Geografia (FFLCH-USP)

MAIORES INFORMAÇÕES: ranierileandro@usp.br

APOIO: DH/FFLCH/USP, LAOP-USP, FAPESP

   

Lançamento de Livro

Octavio Brandão e as Matrizez Intelectuais do Marxismo no Brasil

DATA: 25.04.19 - as 18h

LOCAL : Livraria da Edusp "João Alexandre Barbosa", a Avenida Professor Luciano Gualberto, 78 - Espaço Brasiliana. Cidade Universitária, São Paulo-SP.

APOIO : DH-USP

   

Fórum

Fórum Vozes Vegetais

DATA: 23.04.2019 - às 10h00, Centro de Convenções/UNICAMP 
            24.04.2019 - às 9h00,  Biblioteca Brasiliana Mindlin/USP

 

TRANSMISSÃO AO VIVO:
            23.04.2019: https://www.foruns.unicamp.br/eventos/vozes-vegetais-diversidade-contradomesticacao-feminismos-e-historias-da-floresta

                           24.04.2019: https://www.youtube.com/watch?v=sGRHfuEfgDE

   

Lançamento de Livro e Debate

Drogas: história do proibicionismo

DATA: 22.04.19 - às 18h30

LOCAL: Auditório Fernand Braudel

APOIO: DH-USP.

Lançamento do livro (São Paulo, Autonomia Literária, 2018) e debate com o autor, Henrique Carneiro e o antropólogo Maurício Fiore, do Cebrap e editor da revista Platô, da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. 

   

Lançamento de Livro

Fronteiras da Pátria

De Miriam Rossi, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS/DH/USP)

DATA: 15.04.2019

HORÁRIO: 19h00

LOCAL: Livraria Cultura - Shopping Market Place

APOIO: LEER/USP

   

Congresso

II Congresso de História da Ciência e da Técnica: Dasafios Contemporâneos

DATA: 10 a 12 de abril de 2019

LOCAL: Prédio de História e Geografia

MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.iea.usp.br/eventos/2chct

ORGANIZADORES: IEA e CHC/USP, Mackenzie, Butantan e UFABC

   

Roda de Conversa

LEONARDO DA VINCI NO SÉCULO XXI: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA

DATA: Terça-feira, 09.04.2019, às 11h

LOCAL: Sala Alfredo Bosi. Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K. 

ORGANIZADORES: Centro de História da Ciência (CHC-USP) e Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). 

   

Lançamento de Livro

Só Se Perde o Que Realmente Não Se Teve

DATA: 9 de abril de 2019 - às 19h00

LOCAL: Galeria Metrópole

   

Roda de Conversa

ACERVOS E OBRAS RARAS EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS RODA DECONVERSA COM RONALD BRASHEAR

DATA: Segunda-feira, 08.04.2019, às 16h

LOCAL: Auditório Novo II Instituto de Física – USP 

ORGANIZADORES: Centro de História da Ciência (CHC-USP) e Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). 

 

   

Aula Inaugural

Liberdade de Pesquisa, ensino e conhecimento histórico

DATA: 1 de abril de 2019, das 18h00 às 19h30

LOCAL: Auditório Fernand Braudel - Prédio História E Geografia

   

Conferência

Atividades de Daniel Balderston na USP

DATA: 14 de março de 2019

HORÁRIOS: 

  • 14h30, FFLCH-USP, Prédio das Letras, Sala 206
  • 18h - Prédio da História e Geografia, Auditório Nicolau Sevcenko
   

Conferência

The Spatial Reformation: Euclid between Man, Cosmos and God

DATA: 12 de março de 2019

HORÁRIO: a partir das 10h30

LOCAL: Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109

MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.iea.usp.br/eventos/the-spatial

TRANSMISSÃO AO VIVO: www.iea.usp.br/aovivo

   

Conversa

O Meu, o Seu, o Nosso Pacaembu

DATA: 26 de fevereiro de 2019

HORÁRIO: 19h00

LOCAL: Tapera Taperá - Galeria Metrópole (Metrô República) - Av. São Luís, 187, 2º Andar, loja 29

Dúvidas, críticas e angústias cercam a pretendida concessão do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho para a iniciativa privada. Vamos conversar sobre a importância histórica, arquitetônica e cultural do Pacaembu e debater os objetivos e a condução do processo de privatização do estádio. 
 
ESTARÃO PRESENTES: Flavio de Campos (USP), ,Simone Scifone (Geografia/USP), Diana Mendes (Doutoranda USP), Walter Falceta (Coletivo Democracia Corinthiana), Celso Unzelte (Jornalista e professor universitário), Coletivo Pacalivre e Viva Pacaembu.
 
 
 
   

Seminário

O Lado Oposto e os outros Lados

DATA: 25 a 28 de fevereiro de 2019

LOCAL: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista - São Paulo.

MAIORES INFORMAÇÕES: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/o-lado-oposto-…

CARTAZ: /sites/historia.fflch.usp.br/files/u206/large_image.png

 

 

PROGRAMAÇÃO:
10:30 – Débora Leonel Soares (Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, MAE-USP)
“Haciendo hablar los huacos: curanderismo, huaqueo e patrimônio arqueológico na costa norte Peruana”,
11:00
 – Eduardo Natalino dos Santos (Departamento de História, FFLCH-USP)
"Espaço-tempo e agentes nas cosmologias e histórias ameríndias dos Andes Centrais"
11:30 – Luís Cayón (Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília) “Cacicazgos? Sistemas regionales? Una mirada amazónica sobre los Andes orientales colombianos”.
12:00 – Gary Urton (Departamento de Antropologia, Universidade Harvard)
“La cosmología radial: un paradigma de asentamientos y centros rituales en los andes y en la amazonía”.
12:30
 – Eduardo Góes Neves (Museu de Arqueologia e Etnologia, USP)
“Convergências e divergências nas dinâmicas políticas da antiga da América do Sul”
13:00 – 13:30 DISCUSSÃO

AS APRESENTAÇÕES SERÃO EM ESPANHOL

 

..................................................................................................................................................................................................................................