Maria Cristina Correia Leandro Pereira

 

 

 

 

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), DEA em História pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1997) e doutorado em História - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Atualmente é professora de História Medieval do Departamento de História da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em História Social da mesma universidade. Coordena o Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais (LATHIMM-USP). Tem pesquisas nas áreas de História, com ênfase em História Medieval, e História da Arte, com ênfase em História da arte medieval e História da arte sacra, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens, arte medieval, arte barroca, arte sacra.

Sala: M3
E-mailmcclp@usp.br
Currículo Lattes
Linhas de pesquisa:História da arte Medieval; História das Imagens; História da Arte Sacra

Orientação dada:

Mestrado e Doutorado

Algumas publicações:

Capítulos de livros e artigos:

- La letra y la hoja: las iniciales ornamentadas de la Biblia de Saint-Bénigne de Dijon (BM Dijon 2). In: FOGELMAN, Patricia. (Org.). Religiosidad, cultura y poder. Temas y problemas de la historiografía reciente. 1 ed. Buenos Aires: Lumière, 2010, p. 47-59.
- A ornamentalidade do sangue em imagens tardo-medievais e barrocas da Paixão. In: Actas del III Simposio Internacional sobre religiosidad, cultura y poder, 2010, Buenos Aires.
- Poderes e utilizações das imagens religiosas na América colonial: o caso do jesuíta Antônio Sepp. Revista Imagem Brasileira, 4, 2009
- Dos detalhes nas imagens: dois afrescos do ciclo franciscano da basílica superior de Assis. In: Anais do VIII Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2009, Vitória.
- As Tábuas de Cânones em manuscritos iluminados do Ocidente cristão. In: Anais eletrônicos do VII Encontro Regional da ANPUH - ES, 2008.
- Identidades cambiantes: transformações iconográficas na imaginária barroca. In: Atas do IV Congresso Internacional do Barroco Íbero-americano. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.