Zilda Marcia Grícoli Iokoi

Imagem

 

 

 

 

Mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. É professora titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na área de História do Brasil Independente, atuando principalmente na linha de pesquisa História das Relações e dos Movimentos Sociais, nos temas da educação, lutas camponesas, políticas públicas, imigração contemporânea, humanidades, direitos e outras legitimidades. Atualmente coordena o Diversitas ? Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos e o Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades.
(Texto informado pelo autor)

Sala: H3
E-mail: zilda@usp.br
Currículo Lattes
Linhas de pesquisa: História dos Movimentos e das Relações Sociais. História Política.

Orientação dada
Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado.
 
Algumas publicações
  • Igreja e Camponeses Na América Latina: Teologia da Libertação e a luta pela terra Brasil-Peru - 1964-1986. São Paulo: Hucitec, 1996.
  • Intolerância e resistência: a saga dos judeus comunistas entre a Polônia, a Palestina e o Brasil - 1935-1975. São Paulo; Itajaí: Humanitas; UNIVALI, 2004.
  • "As utopias românticas", in, Jinkings, Ivana; Peschanski, João Alexandre (orgs.). As utopias de Michael Löwy: reflexões sobre um marxismo insubordinado. São Paulo: Boitempo, 2007.
  • "Movimentos sociais na América Latina: desafios teóricos em tempos de globalização", in, Quevedo, Júlio; Iokoi, Zilda Márcia Grícoli (orgs.). Santa Maria: MILA, CCSH, Universidade Federal de Santa Maria, 2007.