Aos Docentes e Discentes do Curso de História,
Ao longo do primeiro semestre letivo de 2020, a Comissão Coordenadora do Curso de História reuniu um amplo material sobre a experiência do ensino remoto emergencial: relatórios docentes, enquetes realizadas pelo CAHIS e por Professores com suas turmas, além de um questionário respondido por mais de 350 estudantes da Graduação. A partir da análise desses levantamentos, a CoC elaborou os seguintes parâmetros e recomendações para o ensino remoto emergencial no 2o. semestre de 2020, em complemento ao documento do GT/CoC/DH do 1o. semestre:
1. Utilização de uma das seguintes plataformas para a interação com sua(s) turma(s): Google Classroom ou Moodle
(por questões de segurança, recomenda-se que os docentes não autorizem o acesso de endereços de e-mails que não estejam registrados no sistema Júpiter);
2. Realização de encontros semanais sincrônicos no horário da aula de cada turma, com duração e natureza do encontro a critério de cada Professor(a) – aula expositiva, seminário, plantão para dúvidas etc.;
3. Disponibilização de gravação da aula expositiva em áudio e/ou vídeo, mesmo quando ministrada de forma sincrônica (ver também tutorial preparado pelo Prof. Eduardo Peruzzo sobre a possibilidade de gravação/disponibilização restrita de aulas síncronas no Google Meet);
4. Compartilhamento de PDFs ou links dos textos de leitura obrigatória no curso (o docente pode contar com o apoio dos monitores e monitoras pós-graduandos para produzir digitalizações de qualidade, com vistas a facilitar a leitura dos textos em diferentes suportes. Muitos alunos não dispõem de boas condições para estudo a distância e utilizam basicamente seu celular);
5. Opção por formas não sincrônicas de avaliação, garantindo certa flexibilidade para o estudante durante a pandemia;
6. Ausência de registro de frequência (segundo orientações vigentes no momento);
7. Apoio de monitores: as solicitações devem ser encaminhadas à CoC;
8. Requisições de equipamento (notebooks e desktops): devem ser encaminhadas à secretaria do DH e serviço da FFLCH equipamentos.fflch.usp.br para que se busquem soluções.
Atenciosamente,
Comissão Coordenadora do Curso de História
Departamento de História – FFLCH – USP
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Prezados (as) Alunos (as),
Nós, professores e professoras deste semestre, retomaremos nossos cursos por meio de distintas formas de ensino remoto emergencial (a serem definidas turma a turma), a partir da semana do dia 18 de maio. Os métodos adotados por seus professores equivalerão às aulas presenciais, pois elas não serão retomadas neste semestre. Para tanto, fiquem atentos ao e-mail que foi registrado no ato da matrícula, que pode ser tanto o pessoal quanto o institucional (@usp.br): é por meio dele que iremos nos comunicar.
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Prezados (as) Alunos (as),
1. As atividades de ensino remoto emergencial serão formalmente retomadas pelos Professores do curso de História a partir de 18 de maio
2. Cada Professor/a indicará aos seus alunos e alunas as estratégias e suportes digitais adotados, horários e cronograma
3. Não haverá controle de presença dos discentes nas atividades realizadas a distância
4. O 1º. semestre letivo de 2020 se encerrará em 4 de setembro
5. As formas e prazos da avaliação serão flexibilizados
6. As notas de alunas e alunos que tenham urgência poderão ser fechadas, de acordo com decisão de cada Professor/a, a partir de 4 de julho
7. Na segunda semana de agosto, os Professores devem enviar à CoC um relatório sucinto das estratégias mobilizadas
8. As orientações acima referidas baseiam-se no documento elaborado pelo GT do curso de História em maio de 2020 para orientar o ensino remoto emergencial.
Comissão Coordenadora do Curso de História
15 de maio de 2020
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Disciplina | Docente | Data de Retomada das Atividades |
História do Brasil Independente I | Ozias Paese | 18/05/2020 |
História Ibérica I | Francisco Martinho | 27/05/2020 |
História Ibérica I | Ana Paula Megiani | 21/05/2020 |
História da América Independente I | Gabriela Pellegrino | 25/05/2020 |
História da América Independente I | Stella Maris Scatena Franco | 18/05/2020 |
História Medieval I | Marcelo Candido | 21/05/2020 (ver "Aviso dos Professores") |
História Medieval I | Maria Cristina Pereira | 21/05/2020 |
Ensino de História: Teoria e Prática | Antonia Terra | 20/05/2020 |
História Contemporânea I | Lincoln Secco | 21/05/2020 |
História Contemporânea I | Osvaldo Coggiola | Não retomará as aulas (ver "Aviso dos Professores") |
História e Historiografia: Tendências Contemporâneas | Marcos Napolitano | 20/05/2020 |
Cultura Visual e Ensino de História | Marina de Mello e Souza | 18/05/2020 |
História Moderna I | Eduardo Peruzzo | 20/05/2020 |
História Moderna I | Pablo Mont Serrath | 20/05/2020 |
História da Cultura I - Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino e à Aprendizagem de História | Victor Sobreira | 19/05/2020 (ver "Aviso dos Professores") |
História da América Colonial I | Horacio Gutierrez | 19/05/2020 |
Geografia Humana, Geral e do Brasil | 03/06/2020 |
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