É graduado em História pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1987) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo. É Presidente do Conselho Supervisor do SIBi - Sistemas Integrado de Bibliotecas da USP desde fevereiro de 2015. Foi Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo (2007-2013). Foi membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, São Paulo (2010-2015), e é membro do Conselho Consultivo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo desde julho de 2014. Foi diretor do CEDHAL/Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da FFLCH/USP (2006-2007)), e supervisor técnico-científico do Museu Republicano Convenção de Itu/USP (2004-2007). Desenvolve projetos na área de Demografia Histórica e História Social da População, com enfoque nos seguintes temas: história da família, demografia da escravidão, compadrio e elites agrárias. Pesquisador em Produtividade em Pesquisa/CNPq, nível 1D.
(Texto informado pelo autor)

Sala: N2
E-mail: cbacellar@usp.br
Curriculum Lattes
Linhas de Pesquisa: Escravidão e História Atlântica, Brasil Colonial / História da Família / Demografia Histórica.