Prezados (as) Alunos (as),

Disciplina FLH0331 - História Contemporânea I (Prof. Osvaldo Coggiola).

 

Envio esta mensagem para reforçar e explicar pontos que acredito ter deixado pouco explicito em meus últimos e-mails. Logo, farei deste um compilado de tudo que falei mais informações novas: 

Sobre os seminários: Como não teremos mais aulas presenciais, os seminários não serão mais cobrados, porém, aqueles que já apresentaram seus seminários e tiveram as apresentações avaliadas serão contabilizados (o método de nota do seminário e dos trabalhos escritos é a critério do professor).
 

Sobre aulas: Também não teremos aulas no modelo EAD, o professor está isolado no interior e lá o sinal de internet é muito ruim, o que impossibilita este formato de curso. O que significa que nossa tarefa aqui será somente fazer o trabalho escrito e entrega-lo no prazo (falarei disso mais adiante).

Sobre os grupo de seminários e trabalhos individuais no Excel:  Peço aqueles que não me repassaram seu nome, nº USP, turno/período e grupo de seminário nos últimos dias, que confiram a planilha de Excel presente no drive da disciplina para ver se seu nome está presente. Caso contrário, me mande um e-mail me informando nome completo, nº USP, turno/período e grupo de seminário (ou se está sem grupo).

 

Sobre a estrutura do trabalho: Assim como todo trabalho escrito no curso de História, os grupos que vocês estão devem apresentar um trabalho nas seguintes estruturas recomendadas:

- Capa (contendo nome da matéria, professor, ano, tema do grupo de seminário e nome seus participantes).
- Introdução (com apresentação do tema geral proposto e seu contexto Histórico). 
- Desenvolvimento (sobre cada subtema, apresentando contextualização, metodologia e debate historiográfico entre dois ou mais autores)
- Conclusão (Considerações finais)
- Bibliografia.

O trabalho deve seguir as normas da ABNT. 

Tamanho do trabalho: Não tem limite de páginas definido. Mas a título de informação nos últimos semestre que ocorreram a disciplina com o professor, a média de entrega de trabalho de grupos de seminário era de 25 páginas (mas isso pode variar com o tamanho do grupo de seminário e o que foi proposto a ser estudado). Os trabalhos individuais tem em média 7 páginas.


Sobre os alunos de quem não tem grupo (trabalho individual): A princípio, vocês devem fazer o trabalho escrito sobre qualquer um dos temas propostos no programa da disciplina. O trabalho não precisa ser do mesmo tamanho do grupo de seminário, mas deve ser igualmente caprichado.  

Sobre a data limite: A data de entrega limite do trabalho final não é mais dia 19/06, sendo estendida até o dia 30/06. 

Sobre bibliografia dos trabalhos: Não se esqueçam de conferir no drive os textos do curso, lembrando que vocês podem (e recomenda-se inclusive) extrapolar os textos do drive no trabalho escrito. Se precisarem de recomendações podem me mandar e-mail.

Em caso de urgência ou demora minha na resposta do e-mail: Meu outro e-mail é 
filipe.petres.silva@usp.br

Boa quarentena e bom trabalho a todos e todas.

 

Link do drive da disciplina: 

https://drive.google.com/open?id=1BY1_AtMhlXWfKvatBB6T5-KhfXVktsTy

 
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Prezados (as) Alunos (as),

 

Disciplina: FLH0261 - História Ibérica I (Prof. Francisco Martinho).

A disciplina retomará atividades a partir do dia 27/05/2020.

 

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Prezados (as) Alunos (as),

Disciplina FLH0421 - Ensino de História: Teoria e Prática (Prof.ª Antonia Terra).

A disciplina retomará atividades por meio remoto a partir do dia 20/05/2020.

Até o momento foram 2 aulas presenciais, 7 propostas de atividades entre as aulas 3 e 9; e, além de atividades, encontros pelo google meet em três aulas seguidas - nos dias 29 de abril, 06 e 13 de maio. 

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Prezados (as) Alunos (as),

Disciplina FLH0331 - História Contemporânea I (Prof. Lincoln Secco).

A disciplina retomará atividades a partir da quinta-feira (21/05/2020). Alunas e alunos matriculados serão avisados com antecedência pelo monitor acerca da modalidade virtual que será utilizada.

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Prezados (as) Alunos (as),

Disciplina FLH0424 - Cultura Visual e Ensino de História (Prof.ª Marina de Mello e Souza).

A disciplina retomará atividades a partir de 18/05/2020, por meio da plataforma Google Meet.

O link da sala será enviado à turma pelo email institucional 15 minutos antes do início da aula, que ocorrerá sempre às 15:00 horas, segundas-feiras. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis aos alunos que não puderem assistí-las em tempo real. Seguindo orientação oficial as aulas expositivas terão duração menor, de duas horas. Entre 17:00 e 18:00 horas, depois das aulas, estarei à disposição para esclarecer dúvidas. A carga horária será complementada com atividades extra sala virtual. Não será computada presença. Atividades para avaliação dos alunos serão atribuídas à turma. A professora informa que manteve comunicação pelo e-mail institucional e Google Meet com a turma desde a interrupção do curso. 

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Prezados (as) Alunos (as),

Disciplina FLH0121 - História Medieval I (Prof.ª Maria Cristina Correia L. Pereira).

A disciplina retomará atividades a partir da quinta-feira (21/05/2020), com plantão de dúvidas, pela plataforma Google Meet. A professora enviará material gravado antes. O novo cronograma foi enviado aos alunos matriculados via e-mail institucional. 

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Prezados (as) Alunos (as),

Disciplina FLH0351 - História da América Independente I (Prof.ª Gabriela Pellegrino).

A retomada das atividades de ensino remoto da disciplina ocorrerá a partir de segunda-feira (25/05/2020). Nos próximos dias 18 e 19 a professora encaminhará o detalhamento dos horários, programa ajustado e cronograma, via e-mail institucional. 

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Prezados (as) Alunos (as),

Disciplina FLH0121 - História Medieval I (Prof. Marcelo Candido).

Conforme decisão da Plenária Departamental do dia 14 de maio, os cursos de Graduação retomarão oficialmente as suas atividades remotas a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio. O Departamento também decidiu que os métodos adotados por seus professores equivalerão às aulas presenciais, pois as mesmas não serão retomadas neste semestre. 

A retomada de atividades não afetará o prosseguimento do nosso curso, uma vez que, desde o dia 26 de março, temos realizado atividades remotas, com plantões às quintas-feiras, a partir das 19h30, e às sextas-feiras, a partir das 14h00

Foram enviados dois planos gerais de estudo pelo Moodle. O primeiro deles, encaminhado no dia 20 de março, foi dividido da forma que segue:

            1. Apropriações contemporâneas da Idade Média (26.03/26.03)
GEARY, Patrick - O Mito das Nações: a invenção do nacionalismo 
CÂNDIDO DA SILVA, Marcelo - Idade Média e América Latina. 

2. Roma e os reinos bárbaros (02.04/03.04)
JOYE, Sylvie - As leis bárbaras: objetos da história e da historiografia. 
LE JAN, Régine - O historiador e suas fontes: construção, desconstrução, reconstrução.

3. Fome, peste e mudanças climáticas (09.04/10.04) 
CÂNDIDO DA SILVA, Marcelo - Crise e fome na Alta Idade Média.

4. A formação da Sociedade Senhorial (16.04/17.04)
SOBREIRA, Victor. O Modelo do Grande Domínio: os Polípticos de Saint-Germain-des-Prés e de Saint- Bertin. 

Cada tópico foi acompanhado de um plantão de dúvidas, de participação não-obrigatória, conforme orientações da FFLCH, nos horários das aulas. Também enviamos uma lista de podcasts, que servem como material de apoio do curso (a lista está disponível no Moodle).  

O segundo plano de estudos, enviado no dia 22 de abril, está indicado abaixo.  

5. Monasticismo (30.04/01.05)
LAUWERS, Michel - Mosteiros, lugares de vida e espaço social. Sobre a construção dos complexos monásticos no Ocidente medieval; 
DAVIES, Wendy - Monastic Landscapes and Society 

6. Cruzadas e cavalaria  (07.05/08.05)
FLORI, Jean - Da Guerra Santa à Cruzada;
TYERMAN, Christopher - Definitions and directions 

7. Violência e sociedade (14.05/15.05)
DUMÉZIL, Bruno - As correspondências diplomáticas: outra visão da violência pública nos reinos bárbaros; 
HALSALL, Guy - Reflections on Early Medieval Violence: The example of the Blood Feud

8.  A invenção das heresias (21.05/22.05)
BIGET, Jean-Louis - Albigenses: observações sobre uma denominação;
MOORE, Robert - Making Enemies; Epilogue

9. A conjuntura de 1300 (28.05/29.05)
WOLFF, Philippe - Outono da Idade Média ou Primavera dos Tempos Modernos; 
SCHOFIELD, Phillip - Postan and the Peasant Economy

10. Arqueologia e distinção social (04.06/05.06)
LOVELUCK, Christopher - Problems of the definition and conceptualisation of early medieval elites, AD 450-900 the dynamics of the archaeological evidence  

No que se refere à avaliação do curso, indicamos duas atividades não-obrigatórias, cada uma delas relacionada a um dos planos de estudos. A primeira: quatro resenhas dos textos em português do plano de estudos enviado no dia 20 de março. O prazo para o envio das resenhas se encerrou na segunda quinzena de abril. 

A segunda atividade indicada foi um trabalho individual a partir de um dos temas do segundo plano de estudos, seguindo as instruções abaixo:

a) elaborar capítulo de livro didático destinado ao Ensino Médio, a partir dos seguintes temas:
-Monasticismo
-Cruzadas e Cavalaria
-Violência e Sociedade
-A Invenção das heresias
-A Conjuntura de 1300
-Arqueologia e distinção social 
b) integrar as mais recentes perspectivas historiográficas em cada um dos temas abordados;
c) ser claro, coerente e adequar-se ao público alvo (alunos do Ensino Médio); 
d) recorrer a instrumentos didáticos que auxiliem na exposição dos diversos temas, tais como mapas, imagens, tabelas, gráficos e excertos de documentos.  

O trabalho poderá ser entregue, via Moodle e em formato PDF, até o dia 21 de agosto de 2020 (Times New Roman 12, espaço 1,5, máximo de 6 páginas).

A terceira parte do curso terá início no dia 18 de junho e consistirá na discussão em torno de alguns podcasts sobre História Medieval, que estarão disponíveis no início de junho: 

11. Perspectivas da história econômica global da Baixa Idade Média (18.06/19.06)

12. Viver e morrer nos reinos bárbaros (25.06/26.06) 

13. As origens da cavalaria medieval (02.07/03.07)

14. Games e História (09.07/10.07)

Por fim, gostaria de ressaltar que toda a comunicação continuará a ocorrer através do Moodle. 

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Prezados (as) Alunos (as),

Disciplina FLH0447 - História da Cultura I (Prof. Victor Sobreira)

 

Conforme decisão da Plenária Departamental do dia 14 de maio, os cursos de Graduação retomarão oficialmente as suas atividades remotas a partir desta segunda-feira, dia 18 de maio. O Departamento também decidiu que os métodos adotados por seus professores equivalerão às aulas presenciais, pois as mesmas não serão retomadas neste semestre. 

A retomada de atividades não afetará o prosseguimento do nosso curso, uma vez que, desde o dia 31 de março, temos realizado atividades remotas, com plantões às terças-feiras, a partir das 14h.

Foram enviados dois planos gerais de estudo pelo Moodle. O primeiro deles foi dividido da forma que segue:

1. Redes ou Paredes? (31.03)

SIBILA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. p. 9-33. (OBRIGATÓRIO)

2. Inovação na sala de aula (07.04) 

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; JOHNSON, Curtis W. Inovação em sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman, 2012, p. xv-xxxiv e p. 1-49. (OBRIGATÓRIO)

3. Seymour Papert (14.04) 

RIOLLI, Gabriel; RAMOS, Eduardo (eds). Seymour Papert e Paulo Freire: uma conversa sobre informática, ensino e aprendizagem. São Paulo: TV PUC-SP, 1995. Disponível em: <http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/395>. Acesso em: 25 mar 2020. (NÃO OBRIGATÓRIO)

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 133-148. (OBRIGATÓRIO)

PAPERT, Seymour. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Nova York: Basic Books, 1993 (1980), p. 3-37. (NÃO OBRIGATÓRIO)

4. Paulo Freire (21.04)

BLIKSTEIN, Paulo. Viagens em Troia com Freire: a tecnologia como um agente de emancipação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 3, p. 837-856, 2016. (OBRIGATÓRIO)

5. Paulo Blikstein (28.04)

BLIKSTEIN, Paulo. Mal estar na avaliação. Disponível em: <https://www.academia.edu/23019780/Mal_estar_na_avalia%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em 23 jul 2019. (OBRIGATÓRIO)

Cada tópico foi acompanhado de um plantão de dúvidas, de participação não-obrigatória, conforme orientações da FFLCH, nos horários das aulas. 

O segundo plano de estudos está indicado abaixo  

6. Os riscos da tecnologia em sala de aula (05.05).

BLIKSTEIN, Paulo; ZUFFO, Marcelo Knörich. As sereias do ensino eletrônico, 2001. Disponível em: <http://www.blikstein.com/paulo/documents/books/BliksteinZuffo-MermaidsOfE-Teaching-OnlineEducation.pdf>. Acesso em 27 abr 2020.(OBRIGATÓRIO)  

BLIKSTEIN, Paulo. Educação remota e o impacto no futuro. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OfzW8e329qA>. Acesso em 27 abr 2020. (NÃO OBRIGATÓRIO)  

7. BNCC: introdução (12.05)

Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 27 abr 2020. (Introdução, p. 7-21 e Estrutura da BNCC, p. 23-34) (OBRIGATÓRIO)

 8. BNCC e História (19.05)

Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 27 abr 2020. (História, Ensino Fundamental Anos Finais, p. 397-433 e Ciência Humanas e Sociais Aplicadas, Ensino Médio, p. 561-579) (OBRIGATÓRIO) 

9. Ensino Híbrido (26.05)  

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 13-17 e p. 27-45. ((OBRIGATÓRIO)

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. São Paulo: Instituto Península, 2013. (OBRIGATÓRIO)

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Editora Penso, 2015, p. 1-27; p. 31-64; p. 65-89. (NÃO OBRIGATÓRIO)

A terceira parte do curso terá início no dia 16 de junho:

10. Ferramentas de pesquisa e ensino de História (16.06)

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; CARVALHO, Jaciara de Sá. Recursos Educacionais Abertos como tecnologias educacionais: considerações críticas. Educação e Sociedade, p.738-755, 2018. (OBRIGATÓRIO)

ZHAO, Jane. Using Zotero to Manage Your Citations. Rice University, 2020. (NÃO OBRIGATÓRIO)

11. Aprendizado baseado em projetos (23.06)

BENDER, William N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Editora Penso, 2014, p. 16-42 (OBRIGATÓRIO); p. 43-105. (NÃO OBRIGATÓRIO) 

12. Games, História e educação (30.06)

COSTA, Marcella Albaine Farias da. Ensino de História e Games. Dimensões práticas em sala de aula. Curitiba: Appris Editora, 2017, p. 17-45. (OBRIGATÓRIO)

McCALL, Jeremiah. Teaching History With Digital Historical Games: An Introduction to the Field and Best Practices. Simulation & Gaming, p. 1–26, 2016. (NÃO OBRIGATÓRIO) 

13. Plantão de dúvidas sobre a sequência didática (07.06)

No que se refere à avaliação do curso, indicamos duas atividades não-obrigatóriasA primeira: resenha dos textos obrigatórios do curso. A segunda atividade indicada é uma “SEQUÊNCIA DIDÁTICA” que poderá ser feita tanto individualmente quanto em grupo (máximo de quatro pessoas), seguindo as instruções abaixo:

a) elaborar uma sequência didática com tema livre. O modelo da Nova Escola visto em sala pode ser utilizado como ponto de partida, deve contar no mínimo com as seguintes seções:

            - Título

            - Apresentação (ano, tema, habilidade(s) da BNCC).

            - Objetivo.

            - Descrição da sequência didática (materiais utilizados, atividades etc).

            - Avaliação.

            - Bibliografia.

b) a sequência didática deve dialogar com as questões debatidas nos textos de referência;

c) a proposta deve integrar pelo menos um objeto digital de aprendizagem que pode ser um material autoral (vídeos, animações, jogos simples etc) ou algum material já desenvolvido como:

            - mapas interativos (ex: The Digital Atlas of Roman and Medieval Civilizations; https://darmc.harvard.edu/)

            - vídeos (ex: Show da História, Se Liga Nessa História, Crash Course World History)

            - documentos digitalizados (ex: The plano of St. Gall; http://www.stgallplan.org/)

            - banco de dados (ex: Slave Voyages; https://www.slavevoyages.org/)

            - bibliotecas digitais (ex: https://gallica.bnf.fr/https://bndigital.bn.gov.br/https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1)

            - realidade aumentada (ex: http://www.larp.mae.usp.br/rv/roma-aumentada/)

            - jogos eletrônicos (ex: http://www.larp.mae.usp.br/o-ultimo-banquete-em-herculano/download/http://www.arise.mae.usp.br/sambaquis-apresentacao/);

d) bibliografia de referência utilizada para a elaboração do plano e indicação de leitura para o professor (público alvo).

e) ser claro, coerente e adequar-se ao público alvo (professores da educação básica);

O trabalho poderá ser entregue por e-mail em formato PDF, até o dia 18 de agosto de 2020 (Times New Roman 12, espaço 1,5).

Ao longo da confecção da sequência didática, estarei à disposição para tirar dúvidas e discutir possíveis caminhos na elaboração desta atividade.

Por fim, gostaria de ressaltar que toda a nossa comunicação continuará a ocorrer através do e-mail victor.sobreira@me.com.